Number of Posts

Prêmio Mulher Guerreira Maria Felipa será entregue dia 28

A edição 2010 do Prêmio Mulher Guerreira Maria Felipa é dedicada às quituteiras negras da cidade. A honraria é concedida pelo segundo ano pela Câmara Municipal de Salvador, através da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. A entrega será realizada em sessão especial no próximo dia 28, às 19h, no Plenário Cosme de Farias.

A votação para eleger a homenageada está aberta até o próximo dia 25 e pode ser feita a partir do endereço: premiomariafelipa.wordpress.com. Concorrem ao prêmio Dona Zuzu (Garcia), Dadá, Alaíde do Feijão, Tia Célia (Kilombo), Cira, Celina (Pelourinho), Maria José Lopes das Virgens (Wa Jeum de Mainha).

A honraria, concedida pelos sete vereadores que compõem a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara nesta legislatura, homenageia mulheres negras. A comissão é presidida pela vereadora Eron Vasconcelos (DEM). Segundo ela, as quituteiras representam a preservação do legado ancestral das mulheres negras e “o prêmio tem como propósito evidenciar a contribuição destas mulheres contemporâneas para o desenvolvimento social, político, econômico e cultural da cidade de Salvador”.

A partir do exemplo de Maria Felipa de Oliveira, o evento tem a expectativa de destacar a importância da atuação da mulher negra no enfrentamento à desigualdade social e racial e nas conquistas políticas.

Maria Felipa

Em 1823, Maria Felipa, liderando 40 mulheres conhecidas como as vigias da praia, na luta pela independência da Bahia. Entrou no acampamento do exército português, atacou os guardas com galhos de cansanção e ateou fogo às embarcações, promovendo baixas no exército.

Juntamente com outras personagens como Zeferina e Luiza Mahim, lutou e resistiu às barreiras do preconceito, participando ativamente da construção da história da capital baiana. Apesar disso, estas heroínas negras não constam nas listas dos livros de história do Brasil.

Fonte: http://www.cms.ba.gov.br/noticias.asp?refnot=1900
Prêmio Mulher Guerreira Maria Felipa será entregue dia 28 Prêmio Mulher Guerreira Maria Felipa será entregue dia 28 Reviewed by tvliberdade on julho 27, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário

Business

Ao Vivo