Number of Posts

Subúrbio pede melhorias em Seminário Regional da Copa

Carta de intenções é apresentada em atividade da Câmara no Clube Periperi

A entrega da Carta de Intenções do Subúrbio Ferroviário, com as reivindicações da comunidade suburbana para serem incluídas no legado da Copa em Salvador, marcou o 2º Seminário Regional da Copa, sábado (22), no Esporte Clube Periperi. O evento foi dirigido pelo vereador Sandoval Guimarães (PMDB), presidente da Comissão Especial da Copa 2014. O próximo seminário regional será no dia 19 de novembro e atenderá o bairro de Cajazeiras.

“A Carta do Subúrbio Ferroviário será encaminhada aos gestores juntamente com as demais cartas reivindicatórias, reforçando o legado que a Copa 2014 deixará em Salvador”, afirmou o vereador Sandoval. No documento entregue por Lázaro Mascarenhas, presidente do Serviço Integrado de Atendimento Regional Subúrbio (Siga XVII), a comunidade pediu reforma da linha férrea entre Paripe e Calçada, ampliação desta linha até a BR-324 e conexão com o metrô, recuperação da orla marítima suburbana e construção de dezenas de centros esportivos, culturais e de qualificação profissional.

Os vereadores Orlando Palhinha (PP), TC Mustafa (PT do B) e Marta Rodrigues (PT) apoiaram o pleito da comunidade suburbana e reforçaram as reivindicações. O vereador Palhinha atentou para a requalificação do Clube Periperi. O colega Mustafa frisou a qualificação do cidadão e o reforço da segurança pública. A vereadora Marta observou que “o legado que queremos para o povo de Salvador não é o mesmo legado da África do Sul”.

A transformação do trem suburbano numa linha de metrô de superfície e com qualidade do serviço, segundo João Leão, chefe da Casa Civil, “é questão de honra”. Ele participou do começo do debate e integrou a mesa de trabalho. Representando o Movimento Mude Salvador, João Avelino defendeu a inclusão dos movimentos sociais em todos os debates do legado da Copa, enfatizando também a requalificação profissional como um dos legados para os jovens.

O gestor do Novo Clube Periperi, Adalberto Teixeira, pediu mais ações para a região suburbana e a transformação do Estádio de Periperi num Centro Esportivo aberto para toda a comunidade.



Plenária se manifesta



A plenária qualificada teve vez e voz, com 23 pessoas se manifestando. Os discursos reforçavam a realidade da região suburbana e a necessidade urgente de promover investimentos em infraestrutura. A difícil situação do Subúrbio mereceu 30 segundo de silêncio, um pedido de Otaciano Santos, do site Ação Cidade. Trazendo a discussão para si, o ambulante Piton do Picolé defendeu o direito ao trabalho nas ruas de Salvador durante a Copa.

Manifestações culturais marcaram o evento, como roda de capoeira e apresentação da Fanfarra Juvenil Independente, regida pelo jovem maestro Luís Carlos. Segundo o músico, o trabalho desenvolvido no Clube Periperi é voluntário e precisa de ajuda. “Estamos conseguindo com a música retirar os jovens das ruas e precisamos de apoio”, pediu.

Também participaram do seminário, compondo a mesa de trabalho, o ex-vereador Antônio Lima, Franklin Sales (Siga Pau da Lima), Milton de Jesus (Siga XVII), Emerson Ferreti (Escritório da Copa), Renildo Marcelino e Ana Rebeca.

Fonte: http://www.cmsba.com.br/noticia_int.aspx?id=3695
Subúrbio pede melhorias em Seminário Regional da Copa Subúrbio pede melhorias em Seminário Regional da Copa Reviewed by tvliberdade on outubro 23, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário

Business

Ao Vivo