Number of Posts

[Politica] Audiência pública debate transplante de órgãos

Atividade foi requerida pela vereadora Vânia Galvão, como parte da comemoração ao Dia Mundial da Saúde

Requerida e dirigida pela vereadora Vânia Galvão (PT), a Câmara Municipal de Salvador realizou na manhã desta terça-feira (7), no auditório do Bahia Center, uma audiência pública sobre prevenção e tratamento da insuficiência renal e transplante de órgãos. A atividade fez parte da programação especial da Casa em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.
De acordo com Vânia Galvão, o debate tem como base o Projeto de Indicação n° 196/2014, em que a petista propõe ao Governo do Estado a criação do “Hospital do Transplante do Estado da Bahia. Viemos aqui para reforçar a discussão e encontrar formas de chamar atenção do poder público e da sociedade para estas questões. Iremos discutir estes pontos com objetivo de aperfeiçoar o projeto para levarmos novamente a proposta ao Estado”, esclareceu.
Sobrevivente de um transplante com células tronco, o presidente da Associação dos Renais Crônicos da Bahia, José Vasconcelos, cobrou ações por parte do governo. “Precisamos muito de um hospital de referência em transplantes na Bahia. Nossa briga aqui é por qualidade em transplante, remédio e tratamento adequado. Acredito que a relação entre o Estado e associações pode agilizar estes processos”, afirmou.
Dificuldades
Representando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a coordenadora da Diretoria de Controle e Avaliação do Município, Ana Dortas, relatou um dos principais problemas enfrentados pela administração. “Temos requalificado nossa rede em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, mas ainda há dificuldades em encontrar doadores”, contou.
Segundo Eraldo Salustiano, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, é necessário ações específicas para sensibilizar a sociedade quanto a doação de órgãos. “Não adianta ter vontade política e financeira sem o apoio da sociedade. Precisa-se também de campanhas e acompanhamento para os familiares dos doadores, mostrando que a doação é uma ação benéfica”, esclareceu.

Fonte: http://www.cms.ba.gov.br/noticia_int.aspx?id=9536


[Politica] Audiência pública debate transplante de órgãos [Politica] Audiência pública debate transplante de órgãos Reviewed by tvliberdade on abril 08, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Business

Ao Vivo