Number of Posts

[Politica] Funceb e Ipac fazem parceria para ocupar espaços em Salvador

Exposições artísticas e performances de dança, música, teatro, circo, cinema e vídeo são algumas das ações que podem ocupar o Passeio Público, localizado no Campo Grande, e áreas do Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador.

A ideia está sendo concebida pela diretora da Fundação Cultural do Estado (Funceb), Fernanda Tourinho, e o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), João Carlos Cruz de Oliveira, juntamente com mais de 20 técnicos estaduais das duas instituições que pertencem à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Responsável também pelo MAB, Palacete das Artes, Palácio da Aclamação, Solar Ferrão, museus Abelardo Rodrigues, Udo Knoff e Tempostal, além da Praça das Artes, no Pelourinho, o Ipac detém espaços bem localizados em Salvador. No interior, o instituto administra o Parque Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu), Museu do Recôncavo (Candeias) e Museu do Recolhimento (Santo Amaro).

Diálogo com a sociedade


"Observa-se demanda represada para ocupar espaços públicos na cidade", diz João Carlos. Os grupos de dança e teatro, por exemplo, “também necessitam de espaços”, como enfatiza Fernanda Tourinho. A ideia é que os museus utilizem áreas contíguas para dialogar com linguagens artísticas e eventos. Segundo João Carlos, o aumento do diálogo com a sociedade e a ocupação artística provocará mais uso e sentimento de pertencimento da população para com esses equipamentos. 

Um exemplo dessas possibilidades é o Museu de Arte da Bahia, que detém 6,6 mil metros quadrados de área, num dos trechos mais nobres de Salvador, entre o Corredor da Vitória e o Vale do Canela. "Pensamos em ações que a Fundação já disponha ou apoie e possa criar periodicidade. Isso para as pessoas saberem que, naquele dia, acontecerão sempre atividades", explica a diretora da Funceb.

Na sua missão institucional, a Fundação Cultural cria e implementa, em articulação e diálogo com a sociedade e outras instituições, programas e projetos que promovem artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música e teatro. Nessa ocupação, o Ipac se responsabiliza pela manutenção, limpeza e segurança. No dia 30 março deste ano, assessores, gerentes e diretores da Funceb e Ipac vistoriaram o MAB e o Passeio Público.

O diretor do instituto ressalta a transversalidade. "Estamos convivendo em um ano orçamentário complexo, mas podemos ter parcerias, trocar expertises, tecnologias e know-how. Ao juntarmos esforços, quem sai ganhando é a população, que usufrui desses equipamentos e das atrações". Mais informações sobre projetos, programas e obras do Ipac estão disponíveis no site da Secult.


Fonte: http://www.secom.ba.gov.br/2015/04/124806/Funceb-e-Ipac-fazem-parceria-para-ocupar-espacos-em-Salvador.html
[Politica] Funceb e Ipac fazem parceria para ocupar espaços em Salvador [Politica] Funceb e Ipac fazem parceria para ocupar espaços em Salvador Reviewed by tvliberdade on abril 08, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Business

Ao Vivo