Number of Posts

[Saúde] HGE completa 25 anos

Maior unidade da rede estadual de Saúde e principal referência em atendimento em urgência de trauma na Bahia, o Hospital Geral do Estado (HGE) completa 25 anos de funcionamento nesta sexta-feira (10). A unidade localizada na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, será ampliada com a inauguração do HGE 2 no segundo semestre de 2015. Dez novas salas de cirurgia e mais 200 leitos reforçam a estrutura da unidade.

Inaugurado em 10 de abril de 1990, o HGE substituiu o antigo Hospital Getúlio Vargas (HGV), que funcionava no bairro do Canela, devido à necessidade de ampliar o atendimento na época. Atualmente o hospital possui 304 leitos, distribuídos em enfermarias e leitos de UTI, além de outros 71 leitos de observação.

Cerca de três mil servidores atuam na unidade, como a auxiliar de enfermagem Lucivalda dos Santos. Ela trabalhou no HGV e está no Hospital Geral do Estado desde a fundação. Entre as muitas histórias, acumuladas em 35 anos de serviço público na área de saúde, ela se emociona a cada vida que ajuda a salvar. “A gente passa a amar um paciente como se fosse seu [familiar]. É uma missão que eu estou cumprindo e estou feliz”.

A dedicação e eficiência do atendimento foram comprovadas pelo paciente Jaime Fernandes. Há seis meses, ele sofreu um grave acidente doméstico e chegou à emergência do HGE apresentando um corte profundo que afetou tendões no braço direito. “Do momento que cheguei, quando fizeram a sutura imediatamente, na cirurgia realizada e nos dias [em] que estive lá [no hospital] fui muito bem atendido. Para quem precisa de emergência mesmo, o hospital é o HGE”.

Atendimentos

As especialidades médicas atendidas, por meio do Sistema único de Saúde (SUS), incluem cirurgias de coluna e geral, neurocirurgia, cirurgia oftalmológica, pediatria, clínica médica, queimados, cirurgia reparadora e terapia intensiva (UTI). Em 2014, o hospital fez 68 mil atendimentos. O Centro de Tratamento de Queimados atendeu mais de 400 pacientes. Já a área de cirurgia de mão realiza mais de dois mil procedimentos por ano.

Com o prédio de oito pavimentos do HGE 2, a unidade ganhará mais 200 leitos, dos quais 50 leitos de UTI - 40 para adultos e dez para pediatria. A equipe de saúde inclui médicos clínicos, urologistas, neurologistas, ortopedistas, além de enfermeiros e outros profissionais da área.

Segundo o diretor-geral do HGE, André Luciano Andrade, a estrutura e a equipe multidisciplinar darão retaguarda ao atual serviço. “A população cresceu, nesses 25 anos, e as necessidades se multiplicaram para que o maior hospital de trauma do estado continue atendendo toda a população, de maneira eficiente e segura, como sempre fez”.


Fonte: http://www.secom.ba.gov.br/2015/04/124885/HGE-completa-25-anos-preparado-para-a-ampliacao.html
[Saúde] HGE completa 25 anos [Saúde] HGE completa 25 anos Reviewed by tvliberdade on abril 10, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Business

Ao Vivo