Number of Posts

Guarda Municipal resgata mais de 900 animais silvestres no último ano

Mais de 900 resgates a animais silvestres foram contabilizados no último ano pelos agentes do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM). Em 2015, foram apreendidos 755 animais. Entre as espécies capturadas estão raposas, jacarés, tartarugas, cobras, corujas, gaviões, tamanduás, ouriços, bichos-preguiça, micos e iguanas. Na quinta-feira (26), a Guarda foi acionada para resgatar uma jiboia de aproximadamente 1,60m, numa residência localizada em Brotas.
A Guarda Civil Municipal possui cerca de 50 agentes, lotados no GEPA, aptos a realizarem a remoção de animais silvestres em áreas urbanas. Estes agentes atuam na proteção do Parque da Cidade, em parceria com a Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), e também realizam o resgate de animais silvestres em toda Salvador. No ano de 2015, foram apreendidas 43 espécies diferentes de animais. Já em 2016, o dado subiu para 55 espécies.
“A Guarda possui agentes capacitados para resgate, captura e salvamento de animais silvestres e está em alerta para esse serviço todos os dias da semana, 24h por dia. Nosso intuito é de promover a preservação das espécies que ainda existem no município. No ano passado, por exemplo, apreendemos duas espécies que estão na lista do Ibama de animais em extinção, que são o jacaré do papo amarelo e o ouriço negro”, conta o supervisor do Gepa, Robson Pires.
Os animais silvestres resgatados são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), localizado Rua Fernando Pedreira, na Estrada das Barreiras, no bairro do Cabula. Já as espécies de tartarugas apreendidas são encaminhadas para o Projeto Tamar, nas unidades de Arembepe ou Praia do Forte.
Capacitação - Os agentes recebem treinamentos específicos ministrados pelo IBAMA, Projeto Tamar e Instituto de Mamíferos Aquáticos (IMA). Nos últimos anos, por exemplo, os agentes realizaram cursos de manejo da fauna silvestre e manejo de mamíferos aquáticos. Em novembro de 2016, os profissionais também realizaram uma capacitação voltada para a temporada de reprodução das tartarugas. Em todos os cursos, os agentes aprendem procedimentos que devem ser adotados ao encontrar o animal, isolamento ou preservação da área onde a espécie se encontra, além do transporte correto dos animais.
Uma das situações mais inusitadas ocorreu com a captura de uma família de raposas, composta por quatro mamíferos, no pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), localizado em Mussurunga. Outra situação também envolveu o resgate de um jacaré com mais de dois metros de comprimento, no bairro de Pirajá. Caso o cidadão encontre alguma espécie silvestre fora do habitat, o indivíduo deve tentar evitar capturar o animal. A recomendação é que o cidadão acione a Guarda Civil através da Central de Operações no telefone (71) 3202-5312.
Guarda Municipal resgata mais de 900 animais silvestres no último ano Guarda Municipal resgata mais de 900 animais silvestres no último ano Reviewed by Washington Oliveira on janeiro 30, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Business

Ao Vivo