Number of Posts

Nesta quinta-feira, dia da Festa do Bonfim

Vereadores vão integrar o cortejo de fé da Igreja da Conceição da Praia à Colina Sagrada


Seguindo a máxima de “quem tem fé vai a pé”, a Câmara Municipal de Salvador marcará presença, mais uma vez, nesta quinta-feira (12), do cortejo de 8 quilômetros da tradicional Lavagem do Bonfim, entre a Igreja de Nossa Senhora de Conceição da Praia e a Basílica do Bonfim, na Cidade Baixa. A lavagem, que neste ano tem o lema “Ele está no meio de nós”, é o ápice do Novenário do Senhor do Bonfim, iniciado no dia 5 deste mês e termina no dia 14. Este é o 272º ano da festa religiosa que une o sagrado e o profano em Salvador.
Os vereadores, empossados no último dia 1º para a 18ª Legislatura, participarão do cortejo que também é sempre uma forma de o povo baiano agradecer as graças alcançadas e renovar a sua fé. Tradicionalmente, demais autoridades, como o governador e o prefeito, prestigiam a Lavagem do Bonfim.
“Participarei da Lavagem do Bonfim para agradecer as graças alcançadas, que são, em primeiro lugar, minha família e também a realização de sonhos na minha trajetória política”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Leo Prates (DEM). 

Programação

A Lavagem do Bonfim reúne centenas de milhares de soteropolitanos e turistas de todo o planeta e conta com um ato interreligioso no adro da Igreja de Nossa de Conceição da Praia, às 8h. É o momento em que representantes da Igreja Católica, da Federação Espírita e da tradição religiosa afrobrasileira, além de outros líderes religiosos, proferem mensagens de fé aos fiéis.
Antes da celebração, o sino da Igreja da Conceição da Praia bate oito vezes e ocorre a execução do Hino ao Senhor do Bonfim. Simultaneamente, as baianas vão se perfilando em frente ao Monumento à Cidade de Salvador, de Mário Cravo, para a saída do cortejo.
São as baianas que distribuem água de cheiro para participantes (soteropolitanos e turistas) e puxam o cortejo que forma o tradicional “tapete branco humano”. Vestir-se de branco na Lavagem do Bonfim simboliza um pedido de paz para a humanidade.
Por volta das 12h, as baianas chegam à Colina Sagrada, onde é realizada a entrega das vassouras para a Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. Após o ritual da lavagem, a Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim fica próxima à porta principal da Basílica Santuário para veneração pública dos fiéis até às 18h, segundo a Arquidiocese de Salvador.
Em todo o percurso, o profano também tem o seu lugar com a realização de inúmeras festas, em áreas públicas e privadas.

Nesta quinta-feira, dia da Festa do Bonfim Nesta quinta-feira, dia da Festa do Bonfim Reviewed by Washington Oliveira on janeiro 11, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

RADIO LIBERDADE

Business

Ao Vivo