Number of Posts

[VOLTA AS AULAS] Começa nesta segunda (06) operação especial de volta às aulas

Com o início do período letivo nas instituições de ensino de Salvador, será realizado a partir desta segunda-feira (06) uma grande operação focada na orientação de pais e educadores, bem como na fiscalização do transporte escolar clandestino e em abusos cometidos por motoristas que representem risco ou imprudência. Durante toda a semana, agentes da Transalvador e da Secretaria de Mobilidade (Semob), com apoio da Guarda Civil Municipal, estarão presentes em escolas situadas em pólos geradores de tráfego, ou seja, instituições com grande contingente de alunos e alto fluxo de veículos nas vias públicas. 
                                
A parte da fiscalização será feita em toda a cidade, quando a Transalvador vai punir veículos parados em fila dupla ou tripla ou estacionamento irregular, entre outras infrações. Já a parte educativa vai se concentrar nesta segunda no bairro do Itaigara, nas imediações do colégio Sartre COC, entre 11h e 13h30. Pais e alunos serão abordados e irão receber um um folder com recomendações de segurança, inclusive sobre o transporte escolar. Até o final da semana, essa ação educativa vai acontecer em outras escolas. 

"A base dessa ação é a educação para o trânsito, mas, se flagrarmos, por exemplo, transporte escolar clandestino, os agentes da Semob entram em campo. Quando isso ocorre, esse veículo é obrigado a levar cada aluno de volta para casa, acompanhado pelos agentes da Semob, e depois existe a apreensão sem que esses estudantes saibam o que está ocorrendo, para evitar transtornos ou constrangimentos a eles", explicou a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos. 

Ele ressaltou que um dos focos principais tanto da ação de fiscalização quanto de educação é o transporte escolar, com orientações relacionadas ao uso de equipamentos de segurança nos veículos, a exemplo da utilização correta e obrigatória da cadeirinha. Também será efetuado no entorno das áreas escolares uma análise criteriosa de itens de mobilidade como sinalização e faixas de pedestre para que, posteriormente, possam ser feito algum reparos ou correções. 

Mirian Bastos explicou que, a partir de março, após o Carnaval, a Transalvador fará um ciclo de palestras com treinamento sobre trânsito também com intuito educativo. O foco será a formação de professores. "Essa é uma demanda das próprias unidades de ensino, que nos procuram para que possamos passar orientações na área de educação para o trânsito para os docentes, que reproduzem isso em sala de aula". Isso é feito sem custos para os profissionais nem para as instituições participantes. 

Professores ou entidades que se interessarem pelo treinamento devem comparecer ao órgão para solicitar agendamento. Um dos diferenciais deste treinamento é que ele está sintonizado com as diretrizes educacionais nacionais de educação para trânsito, determinadas através do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contram).
[VOLTA AS AULAS] Começa nesta segunda (06) operação especial de volta às aulas [VOLTA AS AULAS] Começa nesta segunda (06) operação especial de volta às aulas Reviewed by Washington Oliveira on fevereiro 06, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

RADIO LIBERDADE

Business

Ao Vivo