Number of Posts

[CAMARA] Conscientização marca o Dia Municipal da Atenção às Pessoas com Microcefalia

Vereador Palhinha destaca a importância da data na ampliação do debate e conhecimento sobre a doença

Os casos de microcefalia passaram a ter notificação obrigatória no Brasil em novembro de 2015, quando o governo declarou estado de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos, posteriormente relacionado à chegada do vírus da zika ao país. Neste mesmo período, o vereador Orlando Palhinha (DEM) propôs a criação do Dia Municipal da Atenção às Pessoas com Microcefalia, em 14 abril, visando ampliar o debate e conscientização acerca da doença. O projeto de lei foi aprovado em março de 2016.
 
Segundo Palhinha, a informação é essencial para que a sociedade esteja atenta ao diagnóstico correto e aos tratamentos precoces que podem ser feitos para aumentar a qualidade de vida dessas pessoas. "Quanto mais ações forem feitas voltadas para atenção ao problema, melhor será para toda a sociedade", afirmou o parlamentar.
 
Desde o início da crise até o fim de 2016, o país teve 2.205 casos confirmados de bebês afetados, de um total de mais de 10 mil notificações de suspeitas. Além disso, 259 mortes de fetos e recém-nascidos tiveram a confirmação de relação com o vírus.
 
Com a sanção da lei, as comemorações alusivas à data passaram a fazer parte do calendário oficial de Salvador e obrigatoriamente destacadas com eventos sociais, culturais e educativos, destinados a difundir informações e orientações sobre a doença, além de conscientizar a sociedade para a importância do diagnóstico e tratamentos precoces.


FONTE: http://www.cms.ba.gov.br
[CAMARA] Conscientização marca o Dia Municipal da Atenção às Pessoas com Microcefalia [CAMARA] Conscientização marca o Dia Municipal da Atenção às Pessoas com Microcefalia Reviewed by Washington Oliveira on abril 18, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Business

Ao Vivo