Number of Posts

[ MICARETÃO DA LIBERDADE ] COMPLETA 26 ANOS

Alfredo Mangueira no Micaretão da Liberdade 2019

Em setembro de 1993, o vereador Alfredo Mangueira criava o primeiro Micaretão do bairro da liberdade em homenagem aos Santos Cosme e Damião. De lá para cá, já se passaram 26 anos de festas ininterruptas. O Micaretão se tornou não só uma festa tradicional do bairro da liberdade, mais também, um PATRIMÔNIO IMATERIAL DA CIDADE.  

Vale ressaltar, que entre 1988 e 1992 realizamos a Lavagem da Liberdade, evento realizado entre os meses de maio e junho, e que contava com trio elétrico e banda Jóia, e a participação de centenas de baianas. 

Grandes bandas participaram da história desta festa. A pioneiras foi a Banda Jóia,  seguida pelas bandas Muvuca, Harmonia do Samba, Nossa Juventude, Pagodart, Afrodisíaco, Igor Kanario, Patrulha do Samba, Hiago Danadinho, No Styllo, La Fúria, Gueto é Gueto, O Poeta, entre outras. 

Banda Jóia pioneira do Micaretão da Liberdade
Imagens de arquivo.


Banda Jóia comemora 20 anos nMicaretão da Liberdade 2007
Imagens de arquivo.

Em 2014, o Micaretão deu uma pausa para a Caminhada da Paz. Evento também criado por Alfredo Mangueira, que teve a participação de várias personalidades, lideres comunitários e entidades do bairro, em defesa da paz e um grito de não a violência.


Caminhada da Paz em 2014
Imagens de arquivo.

A partir de 29 de Setembro de 2013, o cantor Marcio Vitor (PSIRICO), começou a comemorar o seu aniversário, com um arrastão, no domingo do Micaretão, integrando-se ao evento.
1º apresentação de Márcio Vitor no Micaretão
Imagens de Arquivo.
(Micaretão da Liberdade 2013)

Além do trio elétrico, o evento conta sempre, com a estrutura de um palco instalado na praça Nelson Mandela, no plano inclinado da liberdade. Um palco democrático, onde oportuniza a apresentação de novos artistas e recebe bandas de toda cidade.  

Com o crescimento natural do evento, em 2018, surgiram os blocos de camisas, onde se destacam a Caminhada Chicleteira e o Bloco As Problemáticas.


Bloco As Problemáticas no Micaretão da Liberdade 2019

A festa oportuniza também a geração de renda. Centenas de pessoas  vendem desde cervejas e refrigerantes, até churrascos e pizzas.

O evento conta com o apoio da 37º CIPM, da Saltur e da Prefeitura Municipal de Salvador. 

Este é o MICARETÃO DA LIBERDADE, um patrimônio cultural, criado por ALFREDO MANGUEIRA.


Márcio Vitor no Micaretão da Liberdade 2019

Márcio Vitor no Micaretão da Liberdade 2019

Banda O POETA no Micaretão da Liberdade 2019



[ MICARETÃO DA LIBERDADE ] COMPLETA 26 ANOS [ MICARETÃO DA LIBERDADE ] COMPLETA 26 ANOS Reviewed by tvliberdade on setembro 30, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário

Business

Ao Vivo