Number of Posts

[MÊS DA MULHER] Movimenta atividades nas escolas municipais


Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, que ocorre no próximo domingo (8), escolas da rede municipal prepararam uma série de atividades temáticas com o objetivo de promover a valorização de alunas, mães e das profissionais envolvidas com o trabalho educacional. Até a próxima semana, serão desenvolvidas pesquisas, palestras, roda de conversa e atividades recreativas.

Na Escola Municipal Dr. Marcos Vinicius Vilaça, em IAPI, as mães e responsáveis dos alunos estão convidadas a participar de uma palestra às 9h desta sexta-feira (6), sobre a valorização da mulher no mundo atual, conduzida pela assistente social Silvania Silva. Após a palestra, mães, professoras e demais profissionais vão participar de uma aula de dança na quadra da unidade.
Segundo a coordenadora pedagógica da instituição, Taís Marinho, o objetivo é trazer mais autoestima para as participantes. “Nesse dia, a gente pretende elevar o astral delas para que se sintam acolhidas, respeitadas, queridas e amadas”.
Interações – Na Escola Municipal Saturnino Cabral, em Cosme de Farias, as mães e profissionais da instituição vão participar de uma reflexão e serão presenteadas com brincos de pérola. Um primeiro momento será dedicado à reunião das professoras, na manhã da segunda-feira (9), que envolve reflexão, leitura de texto e recebimento de brinde.
O dia da terça-feira (10) também será reservado para a interação, mas, dessa vez, dedicada às mães e responsáveis dos alunos. “O objetivo é sensibilizar cada uma das pessoas, principalmente as mulheres. Nós leremos um texto que explica que as ostras passam por um processo invasivo para produzir as pérolas. Da mesma forma, a mulher também é capaz de transformar mágoas em coisas boas. Essa é a mensagem que queremos passar. Nós lutamos tanto diariamente que, muitas vezes, isso afeta o nosso humor. Portanto, a gente precisa transformar essas mágoas em coisas boas para poder viver bem”, diz a diretora Jaciara Nogueira.
Inspiração – Na Escola Nova do Bairro da Paz, no bairro de mesmo nome, as professoras pediram aos alunos que realizassem uma pesquisa com dois recortes diferentes: um deles é sobre as mulheres inspiradoras que eles conhecem na família e na comunidade e o outro é sobre mulheres na ciência. Os alunos estão pesquisando materiais sobre o tema para levar na próxima semana e realizar uma apresentação na sexta-feira (13).
“O primeiro aspecto importante dessa pesquisa é o contato dos alunos com o material inventado por meio da Ciência. O segundo é a consciência da importância da mulher na sociedade como inventora, como cientista, como o que ela escolha ser. A mulher é muito importante e isso precisa ser enfatizado, principalmente nesse momento em que tantos casos de feminicídio são registrados”, opina a professora Rosemary da Silva.
[MÊS DA MULHER] Movimenta atividades nas escolas municipais [MÊS DA MULHER] Movimenta atividades nas escolas municipais Reviewed by tvliberdade on março 06, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário

Business

Ao Vivo