Number of Posts

Missa e Procissão encerram os Festejos em Homenagem a Santa Bárbara

Procissão e missa encerram os festejos a Santa Bárbara.  Milhares de fiés estiveram na Praça Nelson Mandela (Plano Inclinado da Liberdade) para o encerramento das homenagens a Santa. O Evento é considerado patrimônio Imaterial da Bahia desde 3 de dezembro de 2008, quando o governo do estado reconheceu oficialmente o valor cultural das manifestações. O decreto que registrou a cerimônia reafirma a importância da diversidade cultural e religiosa que a festa reúne. “Santa Bárbara passa a ser uma santa cultuada dentro da religião católica, que ganhou uma versão baiana quando ela foi similarizada a Iansã. Todo rito dela passa a ter parâmetros com a religião de matriz africana”, diz Jaime Sodré.

A culinária típica adotada na celebração para Santa Bárbara é o caruru, e carrega uma forte influência da religião de matriz africana e, entre outras semelhanças, os devotos de Iansã e Santa Bárbara se vestem de vermelho para cultuar uma das figuras religiosas mais populares da Bahia.

“Duas características principais da festa de Santa Bárbara são essencialmente do candomblé, que é a prática do transe [quando ‘filhos de santo’ manifestam Iansã na procissão] e da culinária, com o tradicional caruru”, complementa Sodré. A intensa participação do povo no dia 4 de dezembro caracteriza oficialmente a festa de Santa Bárbara como a celebração que marca o início do ciclo das festas populares da Bahia.
Missa e Procissão encerram os Festejos em Homenagem a Santa Bárbara Missa e Procissão encerram os Festejos em Homenagem a Santa Bárbara Reviewed by tvliberdade on dezembro 05, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário

Business

Ao Vivo