Number of Posts

[Politica] Governador Rui Costa quer a Bahia como referência na educação

Nascido no proletário bairro da Liberdade e sem nunca ter podido estudar num desses colégios de ponta, que oferecem uma educação recheada de recursos tecnológicos e coisas tais, o hoje governador Rui Costa lembra bem dos tempos que estudou no Luis Tarquínio. A qualidade do ensino podia não ser das melhores, mas houve sempre uma determinação dos professores e os alunos que queriam estudar e aprender não saiam de lá vazios no saber.
De lá para cá um fosso foi se abrindo entre o ensino público e o privado. Quem tinha pai rico em condições de pagar os melhores colégios, dava o primeiro passo na formação com uma boa vantagem em relação aos demais. A escola pública foi ficando meio sucateada. A qualidade do ensino foi sendo sacrificada. Rui nunca se conformou com isso e eleito governador, resolveu dar à educação a prioridade que ela merece. 
E para mostrar esse seu comprometimento ele lança hoje um inédito e ambicioso projeto: o programa Educar para Transformar, o Pacto pela Educação do Governo da Bahia. Um programa que pode tê-lo como idealizador, mas que Rui faz questão de partilhar com todos os gestores municipais que estarão envolvidos neste projeto.
A ação visa a melhoria da qualidade da educação no estado, a partir da formação de uma rede de parceria com municípios, educadores, estudantes, gestores e empresários, além de instituições públicas e privadas, universidades e, principalmente, com as famílias.
 ”Decidi colocar a educação no pilar central desta gestão porque entendo que é a partir dela que criamos a possibilidade de transformar o ser humano. Se hoje sou governador é porque tive pai, mãe e muitos professores que me honraram com o patrimônio da educação. Vamos transformar toda a Bahia com este projeto”, disse o governador Rui Costa em emocionado depoimento exclusivo à Tribuna, ressaltando que a Educação é uma prioridade do seu mandato.
 Rui esclarece que o pacto objetiva também melhorar o rendimento e a proficiência dos estudantes e, consequentemente, alterar positivamente os indicadores de desempenho das escolas, transformando a Bahia em uma referência nacional. 
“O que pretendemos, prioritariamente, é garantir a alfabetização de todas as crianças até o 3º ano do ensino fundamental. Queremos todos com desempenho adequado à sua série, sempre buscando o sucesso na trajetória escolar. Vou fazer valer meu compromisso de campanha, com a garantia de Aula 100%, com professores e estudantes em sala de aula aprendendo, ensinando e compartilhando conhecimentos”, destaca o governador. 
O Educar para Transformar, como foi batizado o pacto desenvolvido pelo Governo do Estado, envolve ações distribuídas a partir de cinco eixos temáticos. 
“O primeiro eixo é a colaboração entre Estado e municípios, que será pactuado nesta segunda. Na sequência, temos o fortalecimento da educação básica na rede estadual; a educação profissional; as parcerias com universidades, empresas e outras organizações sociais; e a integração família-escola”, explica o governador.
Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/2015/03/30/rui-costa-quer-bahia-como-referencia-na-educacao

[Politica] Governador Rui Costa quer a Bahia como referência na educação [Politica] Governador Rui Costa quer a Bahia como referência na educação Reviewed by tvliberdade on março 30, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Business

Ao Vivo