Cerca de
35 auxiliadores de Desenvolvimento Infantil (ADI) de Pessoas com Necessidades
Especiais (PNE) participaram da primeira formação para profissional de apoio e
inclusão “Caminhos para Inclusão — Tecendo Caminhos para uma nova Escola”. A
atividade aconteceu esta semana no auditório do Centro Municipal de Educação
Infantil (Cmei) Cid Passos, em Coutos.
O objetivo do encontro foi capacitar e orientar os profissionais
de apoio sobre como dar suporte para crianças portadoras de necessidades
especiais em sala de aula comum. Participaram do encontro profissionais da
Regional do Subúrbio II e a formação foi ministrada pela professora do Cmei Cid
Passos, Reginalva Santos; a professora da sala de recursos do Cid Passos, Helen
Guimarães; e pela professora da sala de recursos da Escolab Coutos, Marili
Lopes.
“Diante de uma alta demanda de crianças com necessidades
especiais em nossas unidades, percebemos a necessidade de incluir e formar as
ADI de nossa regional em um processo, para elas poderem fazer intervenções e
poderem conhecer o papel especial que tem na vida dessas crianças e dessas
famÃlias”, disse a diretora do Cmei Cid Passos, Izabel Cristina Borges.
“Sabemos das dificuldades existentes de como proceder como uma
criança portadora de necessidade especial. É angustiante saber dessa
dificuldade, então precisamos formá-las para poderem conduzir da melhor forma
quando uma criança dessa estiver em crise, por exemplo”, frisou a professora
Reginalva Santos.
Durante a formação foram abordados temas, como afetividade,
apresentação de casos reais vivenciados por alunos do Cmei Cid Passos e
técnicas de como agir diante de crianças com necessidades especiais. Além
disso, foi apresentada a norma técnica instituÃda pelo municÃpio de Salvador de
quais são os papéis da ADI PNE.
Aprendizado –
Para a auxiliadora Jucimaura Rocha, de 47 anos, a realização da capacitação é
de extrema importância pela oportunidade de aprendizado. “Sabemos que
conhecimento nunca é demais. Precisamos sim, ser capacitados para poder ter
ciência de como agir em situações necessárias. A cada dia de exercÃcio de
minhas atividades, tenho aprendido muito com cada criança em que convivo e
auxÃlio”.
Também profissional de desenvolvimento infantil PNE, Tainá Melo,
de 26 anos, considerou a formação bastante necessária para enriquecer os
conhecimentos. “Lidar é desafiador, mas precisamos ter capacidade enquanto
profissionais para poder saber conduzir da melhor forma esse suporte para essas
crianças”, ressaltou.
