Os festejos pelo 2 de Julho, data da Independência do Brasil na Bahia, vão provocar alterações nas ruas do Centro da cidade e no bairro de Pirajá. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou um esquema especial para otimizar a fluidez do trânsito e a circulação de pedestres nas vias onde as comemorações acontecem. As alterações ocorrem entre a sexta (1º) e o domingo (3), e incluem proibição de estacionamento e circulação de veículos, desvio de trânsito e a instalação de barreiras.
Devido à chegada do Fogo Simbólico, na sexta-feira (1º), o estacionamento de veículos fica proibido na Rua Oito de Novembro, nas proximidades do Largo do Pantheon, em Pirajá, das 7h às 19h.
Mudanças – Já no sábado (2), com a saída do Cortejo Cívico, ocorrem as principais mudanças no trânsito. O tráfego de veículos será interditado a partir da meia-noite nas vias por onde têm início o desfile: Largo da Lapinha, Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, Rua São José de Cima, Rua Emídio dos Santos, Rua dos Perdões, Largo da Quitandinha do Capim, Rua dos Adobes, Ladeira do Boqueirão, Rua Direta de Santo Antônio, Largo da Cruz Pascoal, Rua do Carmo, Rua do Passo, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia e Praça Municipal.
Os veículos não poderão estacionar a partir das 5h, e nem circular a partir das 13h, na Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves, Avenida Sete de Setembro (São Bento, São Pedro / Piedade Rosário / Mercês / Passeio Público) e no Largo do Campo Grande.
Com a segunda parte da caminhada, a partir das 14h, haverá a interdição progressiva do tráfego de veículos nas vias: Praça General Labatut (saída), Estrada Campinas de Pirajá, Rua da Bolívia, Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), Viaduto dos Engenheiros (alça acesso ao Dique), Avenida Vasco da Gama, Avenida Presidente Costa e Silva, Praça Doutor João Mangabeira, Avenida Vale dos Barris, Avenida Professor Paulo Almeida (contra fluxo), Rua Felix Mendes, Rua Comendador Alves Ferreira, Avenida Leovigildo Filgueiras e Largo do Campo Grande (chegada).
Desvios – Ainda no sábado (2), a partir das 5h, os veículos oriundos da Rua Lima e Silva serão desviados para a Rua Pero Vaz. Das 8h às 12h, o trânsito terá sentido duplo na Rua Emídio dos Santos, entre a rua Professor Viegas e a Travessa Emídio dos Santos.
Barreiras – Para impedir a passagem de veículos e ordenar o trânsito, ao todo, serão colocadas 58 barreiras, entre fixas móveis, nas seguintes vias:
Barreiras Fixas (BF), a partir das 22h do dia 1º de julho:
Barreiras Móveis (BM), a partir das 5h do dia 2 de julho:
Barreiras Móveis (BM), a partir das 13h do dia 2 de julho:
O acesso aos residentes e domiciliados nas vias interditadas está assegurado mediante comprovação de endereço. Além dos veículos destinados aos serviços públicos, como ambulâncias e viaturas, só terão acesso ao local das festividades os automóveis que apresentem a credencial de “Trânsito Livre” fornecida pela Transalvador. O tráfego voltará à normalidade tão logo os serviços de limpeza nos locais citados acima sejam concluídos.
Atividades artístico-culturais – Com a programação cultural promovida pela Prefeitura de Salvador para celebrar a Independência do Brasil na Bahia, ao longo da próxima semana haverá novas alterações no trânsito. Na terça-feira (5), a partir das 14h, será proibido o estacionamento no Largo da Lapinha.
Neste mesmo dia, a partir das 17h, haverá interdição progressiva no tráfego de veículos no Largo do Campo Grande, Rua Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro (Mercês / Rosário / Piedade / São Pedro / São Bento), Praça Castro Alves, Rua Chile, Praça Municipal, Rua da Misericórdia, Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Ladeira do Carmo, Rua do Carmo, Largo da Cruz do Pascoal, Rua Direta de Santo Antônio e Ladeira do Boqueirão.
Na sexta-feira (8) e no sábado (9), das 17h às 1h30, e no domingo (10), das 12h às 23h30, haverá proibição do estacionamento e circulação de veículos na Rua 24 de Agosto (no largo, interseção com a Rua Eliziário da Cruz), e na Rua Oito de Novembro, no bairro de Pirajá. Os veículos em geral que habitualmente trafegam pelo trecho interditado terão como opção de tráfego as ruas 24 de Agosto e Oscar Seixas.
FONTE: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS