A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), oferece uma programação variada em seus espaços culturais, coordenados pela Gerência de Equipamentos Culturais (Gecult). A agenda desses locais é planejada para apoiar a diversidade cultural, promover novos talentos e oferecer inovação ao público soteropolitano.
Para garantir que a programação contemple uma ampla gama de expressões artísticas, a Gecult adota uma curadoria estratégica e recebe propostas externas, possibilitando que artistas e grupos solicitem pauta para seus eventos.
De acordo com Manuela Sena, gerente de Equipamentos Culturais da Fundação, a solicitação de pauta nos espaços culturais da Prefeitura de Salvador é realizada de forma acessível e digital (confira o passo a passo abaixo). Ela lembra que apenas eventos de caráter artístico e cultural são aceitos, excluindo festas, comemorações privadas e atividades de cunho político-religioso.
“Além disso, a Gecult realiza uma busca ativa por meio de convites diretos a artistas e grupos, ou por meio de editais e chamadas públicas, que possibilitam a inscrição de propostas avaliadas pela equipe curatorial”, diz a gerente de Equipamentos Culturais.
Um exemplo disso, aponta Manuela, é o Festival Curto Circuito das Artes, que, neste ano, recebeu propostas de espetáculos, exposições e residências artísticas nas áreas de teatro, circo, dança, música, artes visuais e artes integradas para compor a programação do festival.
“O objetivo é dinamizar 10 espaços culturais administrados pela Fundação Gregório de Mattos, incluindo a Casa do Benin, o Café-Teatro Nilda Spencer, o Espaço Boca de Brasa (Centro, Cajazeiras, Cidade Baixa, Subúrbio 360, Valéria), o Espaço Cultural da Barroquinha, o Teatro Gregório de Mattos - Galeria da Cidade e o Teatro Gregório de Mattos - Sala Tabaris”, pontua.
Ainda de acordo com ela, a programação dos espaços culturais é cuidadosamente planejada por meio de uma curadoria estratégica que valoriza a diversidade cultural, apoia a cadeia produtiva da cultura e busca sempre inovar.
“O processo de solicitação de pauta é acessível, com regras claras sobre o uso dos espaços. Além disso, a busca ativa por novos talentos, através de convites diretos e editais, reforça o compromisso da Fundação em promover uma programação rica e diversa, que dinamiza os espaços culturais e amplia o acesso à cultura na cidade de Salvador”, finaliza.
Passo a passo:
Acesse o site da FGM: (https://fgm.salvador.ba.gov.br/).
Selecione o espaço cultural: Após acessar o site, basta clicar na aba “Equipamentos” e escolher o espaço desejado entre os disponíveis.
Preencha o formulário: No final da página do espaço selecionado, o interessado encontrará o “Formulário de solicitação de pauta”, que deve ser preenchido para formalizar a solicitação.
Consulte as informações técnicas: Cada página de espaço cultural disponibiliza informações sobre horários de funcionamento e os requisitos técnicos do local, que podem orientar melhor o planejamento dos interessados.
FONTE AGÊNCIA DE NOTÍCIAS