*Campanha: VIDA NOVA SALVADOR 2024 – PUP

SPMJ promove palestra sobre Maio Laranja para guardas municipais

 

A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) promoveu, na manhã desta terça-feira (10), uma formação na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com a Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência (Cprev) e apoio da Gerência de Desenvolvimento Humano (Gedhu), voltada para alunos e veteranos do quadro de agentes. A iniciativa faz parte do Maio Laranja, que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na ocasião, a coordenadora da Infância, Adolescência e Juventude da SPMJ, Dinsjani Pereira, relembrou toda a rede de proteção, os eixos de garantias de direitos, além de promover uma dinâmica em sala mostrando como seria um atendimento durante abordagem nas ruas. A gestora lembrou que a GCM tem um trabalho importante no processo de garantia de direitos em Salvador.

“Aqui nós formamos mais uma equipe para defender crianças e adolescentes dos abusos. Neste mês de maio trabalhamos a temática que, na verdade, é discutida durante todo o ano, inclusive nos megaeventos. Temos uma preocupação com o tema por causa do trabalho infantil e outros tipos de violação”, declarou Dinsjani.

Para o coordenador do Cprev/GCM, James Azevedo, a atividade reforça o conteúdo na área de Direitos Humanos. “Isso ressalta a importância do olhar sensível do guarda para atuar com público de vulneráveis, especialmente crianças e adolescentes. Com essa capacitação, eles vão perceber e saber como se portar em possíveis casos”.

O agente Ronaldo Silva faz parte da Cprev e, além de assistir à formação, também deu seu depoimento aos presentes. “Muitas vezes estamos nas ruas e ficamos preocupados com certas violações de direitos. Temos que estar atentos e preocupados, já que para nós é mais fácil a percepção, em razão do trabalho no dia a dia”.

Para o aluno Gabriel Sena, capacitações como essas são importantes para os futuros guardas em formação. “Pela conversa dos colegas que já atuam nas ruas, eles falam das dúvidas em como conduzir, como abordar, então tiramos as nossas dúvidas. Em outras oportunidades espero aprender ainda mais”, declarou.

Maio Laranja – Coordenada pela SPMJ, a ação integrada é formada pelo Grupo Intersetorial de Trabalho de Políticas Públicas para Crianças, Adolescentes e Jovens, composto por secretarias municipais, Defensoria Pública, delegacias, Ministério Público e sociedade civil. Durante o mês de maio, acontecerão exposições, formação de redes em hotéis, motéis, comunidades, órgãos públicos, praias, além de eventos na Arena Aquática e Arena Gamer. Na Semana do Brincar, realizada entre os dias 21 e 29, grupos infanto-juvenis visitarão o Jardim Botânico, em São Marcos; o Parque Lagoa dos Dinossauros, no Stiep, e no Subúrbio 360, em Coutos.





Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: Operação Chuva 2024 – PUP