O mês de junho de 2022 terá um dia de ponto facultativo nacional: é o dia de Corpus Christi (que não está na lista de feriados nacionais), que, neste ano, cai no dia 16 de junho. O mês, aliás, é recheado de comemorações religiosas.
É em junho que são lembrados três santos católicos: santo Antônio (no dia 13), são João (no dia 24) e são Pedro (no dia 29). Depois de dois anos de festejos cancelados (por conta da emergência sanitária imposta pela covid-19), os brasileiros voltam a se encontrar para celebrar, em todos os cantos do país, as tradicionais festas juninas.
Junho também tem o início do inverno no hemisfério Sul. O solstício, também conhecido como o “dia mais curto do ano”, será no dia 21 de junho. Em 2022, a estação mais fria do ano começa no Brasil exatamente às 6h13 deste dia.
No bairro da Liberdade em Salvador, acontece o tradicional desfile dos blocos de samba juninos.
Os grupos de samba junino têm um forte apelo cultural, e vem se firmando ao longo dos anos na tradição do São João do bairro da liberdade. Estas entidades culturais, cujo objetivo é resgatar o verdadeiro samba de roda junino, tem suas raízes na cultura negra, a partir da influência do samba de Angola e de ritmos como o maxixe, o lundu e a umbigada. O samba junino ou duro, considerado patrimônio cultural, e tem crescido nos bairros populares, onde tudo começou.
O Arrastão Junino tem atraído
milhares de pessoas, que, ao invés do forró, caem no samba. O desfile de blocos juninos tem seu ponto alto no dia 24/06.
Direto da redação da TV LIBERDADE.