*Campanha: Regular de Educação 2022

Saúde alerta para risco de contato com fumaça no São João

 

O monóxido de carbono liberado pela fumaça irrita os pulmões e dificulta a respiração, sobretudo no inverno, quando as temperaturas caem e até as infecções respiratórias, que requerem antibióticos, se tornam mais comuns. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e é dirigido aos moradores da capital baiana, acerca dos riscos implicados pela inalação da fumaça produzida pelos tradicionais fogos e fogueiras da festa junina. 

“As pessoas que têm alergias, broncoespasmo, asma e enfisema pulmonar correm um perigo maior ao respirar essa fumaça. Quem foi contaminado pela Covid também sofre esse risco, porque a fumaça piora o funcionamento dos pulmões que, em alguns casos, já está bastante debilitado em decorrência desta doença”, explicou o pneumologista da SMS, Afonso Batista.  

Nos locais onde há costume de acender fogueiras, pode ser necessário fechar a janela e se manter o mais distante possível da fumaça. “Se o indivíduo já tem asma ou enfisema e tiver uma crise respiratória neste período, ele pode utilizar bombinhas, nebulização, inalatórios, xaropes, tudo que já lhe foi indicado para impedir o agravamento do sintoma. Precisando de cuidado médico, a maioria das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) resolve no primeiro suporte”, concluiu. 

FONTE: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: Combate Às Arboviroses 2022 - PUP