Cerca de cinco mil estudantes e trabalhadores puderam aprender as condutas adequadas para a promoção da segurança viária, durante as ações educativas promovidas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) em 54 escolas e 18 empresas, nos seis primeiros meses do ano. As palestras integram dois programas mantidos por meio da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut).
No programa Cidadão no Trânsito, que promove encontros em escolas públicas e privadas, crianças e adolescentes têm contato, de maneira divertida, com as regras de parada e circulação nas vias. Equipes do órgão também visitam as empresas, com o projeto Condutor Cidadão, para conversar com motoristas e funcionários sobre as normas e posturas corretas no trânsito.
Além disso, durante o Maio Amarelo, mês dedicado à segurança viária, a superintendência promoveu ações durante as quatro semanas. Dentre as principais iniciativas, estão a campanha em tevês, rádios, outdoors e megapainéis, voltada aos motociclistas, além do circuito de bike para crianças no Farol da Barra, passeio ciclístico e abordagens de conscientização, nas faixas de pedestres.
Programação contínua – Ainda este ano, a autarquia municipal vai promover a segunda edição dos Embaixadores da Educação para o Trânsito e do tradicional Concurso de Desenhos Infantis. Para a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre em setembro, uma programação especial já está sendo elaborada.
A gerente da Gedut, Mirian Bastos, destaca outras iniciativas que serão realizadas e reforça a importância das ações educativas, como forma de sensibilizar os cidadãos. “Neste segundo semestre, continuaremos com os ciclos de palestras em escolas e empresas, como o Fórum Vida no Trânsito, que estabelece um diálogo com a sociedade. A educação tem se mostrado um importante instrumento para aproximação com o cidadão e mudança de cultura”, afirma.
Unidades educacionais dos setores público ou privado e empresas podem solicitar as palestras sem custo algum. Para fazer o agendamento, basta o responsável pela unidade entrar em contato com a Gedut, através do e-mail transalvadorgedut@gmail.com ou pelo telefone (71) 3202-9163.