Ao compreender que a cultura é um direito do cidadão, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), promove o projeto Boca de Brasa Movimentando o Novo Mané Dendê, que acontece no próximo sábado (13), das 9h às 16h, na Escola Municipal Senador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães, no Rio Sena. A programação cultural integra a Feira Social do Novo Mané Dendê.
Na grade de atrações, os Talentos do Mané Dendê se apresentam no Palco Aberto Boca de Brasa. O microfone fica à disposição para que os artistas locais possam realizar intervenções em seu segmento cultural. A proposta é possibilitar um espaço de visibilidade e de valorização para artistas residentes do Novo Mané Dendê, onde eles possam apresentar seus trabalhos para um público massivo.
A programação também apresenta o resultado das Oficinas Coletivizando Arte, que ofereceram à população local cursos de iniciação ao teatro, ao canto e à dança promovidas pelo Coletivo 4. A iniciativa introduziu os alunos em aulas práticas e teóricas de diferentes linguagens artísticas com o propósito de descobrir e estimular novos talentos.
“O Boca de Brasa está chegando para movimentar ainda mais a cultura e as artes do Novo Mané Dendê. Oficinas, diálogos, apresentações e palco aberto para fortalecer as artes do Subúrbio. Possibilitar que as comunidades dos bairros abarcados pelo Mané Dendê tenham acesso aos meios de produção e fruição cultural e artística”, destaca o gerente de equipamentos culturais, Chicco Assis.
O show principal será comandando pelo grupo Afrocidade. O grupo promove uma apresentação com todas as suas influências musicais, que vão do pagode e passa pelo arrocha, reggae, dub e ragga, tendo sempre os ritmos percussivos como a base de sua identidade. O público pode imergir em suas letras, que retratam o cotidiano e reflete sobre as desigualdade e consciência racial.
Literatura infantil – Ainda na programação da Feira, a partir das 9h, o projeto Kaê Erê marca presença no evento. Estão previstas intervenções artísticas, oficina, cantinho da leitura e brincadeiras, cuja proposta é apresentar o processo de leitura como um hábito prazeroso e divertido para os pequenos.
Através de remendos, dobras, cortes, nós e retalhos, a Oficina de Bonecas Abayomi apresenta às crianças a possibilidade de se criar a própria boneca. Essa é uma técnica ancestral de confecção. Com muita alegria e diversão, o palhaço Tiziu realiza uma performance que provoca a graça e o riso. Seu propósito é trazer mais leveza à vida. Além disso, há muita brincadeira com os jogos Kaê Erê e Yotá Shisima.
Além disso, contempla investimentos para melhorar os níveis de educação e cultura sanitária da população e o desempenho das instituições responsáveis pelo funcionamento sustentável da infraestrutura.