*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Secis apresenta programas de certificação sustentável para estudantes da UniRuy

 

Os estudantes de graduação em Arquitetura e Engenharia Ambiental do Centro Universitário UniRuy tiveram a oportunidade, nesta quarta-feira (31), de conhecer os programas de certificação sustentável de Salvador. A apresentação foi realizada no auditório da instituição, na Avenida Paralela, e contou com a presença da titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes. 

Um dos principais destaques da explanação foi a construção sustentável. Isso porque a edificação ou espaço construído pode ter, na concepção, a construção, a operação e o uso de conceitos e procedimentos reconhecidos de sustentabilidade ambiental, proporcionando benefícios econômicos, na saúde e no bem-estar das pessoas. 

Uma arquitetura sustentável leva em conta a relação da edificação com o entorno, principalmente se a construção for feita ao redor de áreas ambientais. Na explanação, foram abordadas as formas de eficiência energética, destacando como utilizar fontes limpas e com baixo impacto sobre o meio ambiente, a exemplo dos painéis fotovoltaicos e aquecedores solares e maneiras sustentáveis de gestão de água e resíduos. 

Foram apresentados ainda os programas IPTU Verde e IPTU Amarelo, que associam diversas práticas sustentáveis a benefícios fiscais, diferente de outras cidades no Brasil, incentivando gestores de empreendimentos residenciais, comerciais, mistos ou institucionais a realizarem ações e práticas sustentáveis em suas construções. O IPTU Verde oferece descontos diretamente no IPTU, de acordo a adoção de cada item de sustentabilidade no imóvel, a exemplo de sistema de captação de água de chuva e uso de materiais recicláveis – cada iniciativa corresponde a uma pontuação no Programa de Certificação Sustentável. 

Já o IPTU Amarelo motiva os proprietários de casas e condomínios a implementarem o sistema de geração de energia solar em suas residências. Ao participar do programa, o proprietário é beneficiado com descontos no Imposto Predial e Territorial Urbana (IPTU), por meio de três categorias: ouro, prata e bronze, que definem o percentual de descontos de acordo com a quantidade de energia solar consumida. Ou seja, quanto mais energia solar se produz, mais descontos no IPTU são gerados. 

“Apenas através da educação, é possível formarmos cidadãos mais conscientes da importância de que as construções sejam efetivamente sustentáveis. Tivemos a oportunidade de dialogar com esses estudantes, apresentar e mostrar que é possível reconstruirmos uma Salvador cada vez mais comprometida com ações sustentáveis em suas construções e ambientes”, avaliou a titular da Secis.

FONTE: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: HOSPITAL MUNICIPAL VETERINÁRIO 2024 – PUP