"Resíduos sólidos” foi o tema de discussão de mais uma oficina de apresentação e discussão do Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado de Salvador (PMSBIS), promovido pela prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). O encontro aconteceu de forma remota, por meio do canal do YouTube da Seinfra, na quinta-feira (29).
Participaram da discussão o subsecretário da Seinfra, Lázaro Jezler, representantes do consórcio CSB, da sociedade civil, além de especialistas e entidades. No encontro foram apresentados programas e projetos para gestão dos serviços de saneamento básico de Salvador, a estruturação da gestão dos serviços de saneamento básico e o plano de execução para o serviço de limpeza urbana e manejo de resíduos no município.
O subsecretário Lázaro Jezler reforçou a importância da discussão como um coletivo social. “Estamos muito felizes com o que estamos construindo no plano, para logo, mais adiante, após a sua conclusão, suas ações serem executadas. Por isso a importância da contribuição da sociedade nessa construção que, com certeza, teremos um plano que representará às necessidades do saneamento básico de Salvador”.
Desafios – Durante o debate, a engenheira sanitarista e ambiental Gabriela de Toledo falou sobre um dos grandes desafios que o manejo dos resíduos sólidos possui, que é a destinação final. “O plano traz uma perspectiva mais ampla do que deve ser investido no município. A importância da regulação e da fiscalização é justamente para entrar nas relações contratuais e dos parâmetros que o plano faz de modo geral e que, na prática de realizar essas funções, iremos aperfeiçoar. É isso que esperamos”.
Nesta sexta-feira (30), é realizada a última oficina do planejamento com a temática “Água, esgoto, resíduos e drenagem” nas Ilhas de Maré, dos Frades e Bom Jesus dos Passos. O encontro será realizado, também, de forma virtual, através do canal da Seinfra no YouTube (www.youtube.com/channel/UC0w6AMXqdLfFsRyGSXor35A), a partir das 14h.
Plano – O Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado (PMSBI) tem como objetivo estabelecer um planejamento das ações do saneamento que atenda aos princípios da política nacional de saneamento básico. O objetivo é melhorar a promoção da saúde pública para toda a população, diante da melhoria nos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e limpeza urbana, relacionados ao manejo de resíduos sólidos e drenagem, e atrelados ao manejo das águas pluviais urbanas.