*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Parceria viabilizará implantação de ensino bilíngue na Educação Infantil



A rede municipal de Educação de Salvador deu mais um passo importante para implantação do ensino bilíngue nas escolas. A Prefeitura firmou, nesta quinta-feira (10), uma parceria com a Embaixada do Reino Unido no Brasil e o Conselho Britânico para execução de projetos de desenvolvimento profissional contínuo de professores e de aprendizado estudantil na língua inglesa. A estimativa é que já para o próximo ano, 10 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) – uma e cada gerência regional da cidade – insiram no currículo escolar o idioma, beneficiando alunos na faixa etária entre dois a cinco anos.

O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis, durante assinatura do acordo de cooperação com representantes dos organismos internacionais, no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro. “Desde quando iniciamos na gestão, tínhamos o desafio de oferecer educação bilíngue, principalmente nas nossas escolas de educação infantil, que funcionam em tempo integral. O Conselho e a Embaixada do Reino Unido vão proporcionar qualificação, material didático e know-how para que a gente possa qualificar e preparar nossos professores, além de oferecer aos alunos a possibilidade de aprender o inglês no contraturno das atividades escolares”, disse o prefeito.

Ele frisou que a administração municipal aplicou vultosos investimentos para ampliar a educação digital na rede, sendo uma das medidas a compra e distribuição gratuita de tablets para 106 mil alunos. A execução de iniciativas para que os estudantes aprendam e falem inglês com fluência, portanto, chega para somar à estratégia de transformação da qualidade do ensino público na capital baiana.

Iniciativas – Na prática, a parceria entre a Prefeitura e o governo britânico viabilizará a realização de duas iniciativas. Uma delas é o programa global Skills for Prosperity, que promove o acesso de jovens e grupos a oportunidades de Educação e de desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho. São ações para democratizar o aprendizado de inglês que já beneficiaram mais de 2,5 milhões de alunos e mais de 20 mil professores em todas as regiões do Brasil, através do acesso a diversos materiais didáticos e à plataforma de treinamento em língua inglesa para educadores.

Em Salvador, a expectativa é que mais de 100 mil alunos da rede municipal e mais de 8 mil professores sejam beneficiados pelo programa. “Sabemos que aprender inglês é fundamental para que os jovens tenham uma carreira de sucesso. Por isso, queremos contribuir para que aqueles que têm menos recursos possam ter essa chance e para que os professores estejam preparados para essa tarefa. Parcerias como essa simbolizam uma das principais missões da diplomacia: unir os países em prol da promoção de justiça social e igualdade de oportunidades", afirma Melanie Hopkins, embaixadora interina do Reino Unido.

O outro projeto ocorre em parceria com o Conselho Britânico e visa fomentar as habilidades dos professores de língua inglesa, aprimorando a fluência e as competências específicas para o ensino do idioma. Educadores de outras áreas, como Matemática, Artes, Ciências, também serão beneficiados com essas capacitações.

Para a vice-prefeita Ana Paula Matos, iniciativas como essa democratizam o aprendizado do inglês, possibilitam acesso e são capazes de transformar realidades. “Sabemos que o conhecimento de uma língua global é um forte marcador socioeconômico, por isso, precisamos desenvolver as habilidades das nossas crianças, oferecendo um ensino inclusivo e de qualidade. A gestão municipal tem buscado parcerias que possibilitam o avanço da educação no município, e quem ganha são os nossos estudantes. Vamos trabalhar para sermos, o mais rápido possível, a capital bilíngue do país”, ressaltou.

Ampliação – O titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Marcelo Oliveira, explicou que a rede municipal já possui no currículo acadêmico o ensino de inglês, porém, a disciplina hoje só alcança alunos do Ensino Fundamental. A ideia, portanto, é ampliar o aprendizado para alunos em idade de creche e pré-escola.

“Já temos mais de 260 professores de Língua Inglesa, Ciências e Matemática passando pela capacitação, a fim de produzirmos, na rede municipal, o aprimoramento do ensino do idioma e para o engajamento da garotada, que vai participar de clubes de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (chamado de Stem, em inglês) para troca de conhecimentos”, pontuou o secretário.

A assinatura do acordo entre Salvador e o governo britânico também contou com as presenças de Diana Daste, diretora de Engajamento Cultural no Brasil do Conselho Britânico, e de Milton Deiró, cônsul honorário do Reino Unido na Bahia.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: HOSPITAL MUNICIPAL VETERINÁRIO 2024 – PUP