*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Pesquisa internacional sobre trânsito de Salvador avança para 4ª rodada


A partir deste sábado (26), será iniciada mais uma etapa do estudo da velocidade em vias de Salvador, realizada pela Universidade Johns Hopkins em conjunto com a Universidade Federal do Ceará. A pesquisa não visa fiscalizar possíveis infrações ou gerar notificações.

Os pesquisadores, munidos de pranchetas e equipamentos eletrônicos, vão colher informações sobre a velocidade do tráfego nas vias soteropolitanas. A equipe é formada por cerca de 20 profissionais credenciados pela instituição norte-americana. O estudo vai analisar a evolução da velocidade em relação aos dados das pesquisas já realizadas.

A primeira fase do levantamento foi realizada no final de 2020, a segunda, em outubro de 2021 e a terceira, no primeiro semestre deste ano. Esta nova etapa deve durar até meados de dezembro. A iniciativa integra as ações de apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, em parceria com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Procedimento – Os pesquisadores percorrerão oito bairros medindo a velocidade dos veículos que trafegam nesses locais. Eles não vão anotar placas de veículos, e nem abordar o cidadão. Todos os pesquisadores estarão devidamente identificados com camisetas da UFC. Para medir a velocidade eles usarão um medidor portátil. O equipamento será usado apenas para aferir a velocidade, ou seja, estes dados não são usados para gerar notificações.

A pesquisa visa analisar a dinâmica do trânsito e o comportamento dos condutores em Salvador. Além do quesito velocidade, os pesquisadores coletarão informações sobre gênero do condutor e tipo de veículo. O estudo também é realizado em Recife (PE) e já foi concluído em Fortaleza (CE), com o objetivo de promover a segurança viária e reduzir o número de vítimas de acidentes de trânsito nestes locais.

A Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança no trânsito, para implementar atividades de segurança e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. Desde 2020, a entidade apoia a Prefeitura de Salvador.

FONTE: AG^ENCIA DE NOTÍCIAS

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: HOSPITAL MUNICIPAL VETERINÁRIO 2024 – PUP