O curso de Introdução a Projetos e Técnicas de Venda em Sistemas Fotovoltaicos, oferecido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), chega neste mês de dezembro à quinta edição. A turma é dedicada exclusivamente para o público feminino, com 22 alunas, e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, no auditório do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), localizado na Rua Miguel Calmon, 564, Comércio.
A capacitação tem carga horária de 60 horas, emite certificado e é gratuita, cabendo às contempladas apenas o custo do deslocamento. “Devido ao grande sucesso das turmas voltadas para o público masculino, que realizamos desde janeiro de 2022, resolvemos abrir inscrição para uma turma só de mulheres, que está sendo um sucesso, com sala cheia e super motivada. Das edições anteriores, 80% dos alunos foram absorvidos pelo mercado de trabalho e já estão atuando profissionalmente na área de energia solar”, informou a coordenadora de qualificação do Simm, Cinara Batista.
Isabela Santos, de 34 anos, se inscreveu e foi selecionada para o curso de Projetos e Técnicas de Venda em Sistemas Fotovoltaicos em busca de uma remuneração melhor. “Eu trabalhava como atendente de telemarketing e já queria mudar de ramo, quando soube dessa oportunidade. Além de almejar uma renda maior, fui atraída pelo fato de o mercado de energia solar estar crescendo rapidamente. E também porque os recursos naturais estão se esgotando e é necessário a gente transitar para as energias limpas, como a fotovoltaica, o que é um dever não só dos governos, como das indústrias e até mesmo de dentro de casa”, comentou.
Promissor – Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Salvador ocupa a 36ª posição no ranking municipal brasileiro de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos. Em 2021, houve um aumento de 63% do uso da energia solar fotovoltaica na cidade, que veio acompanhado de uma maior geração de empregos.
No cenário brasileiro, uma projeção da Absolar aponta que 2022 tem tudo para ser o melhor ano da história do setor fotovoltaico do país, com um crescimento de quase 92% em relação aos números atuais. No ano passado foram 153 mil empregos gerados, um recorde histórico que superou com folga as 86 mil admissões de 2020.