O Festival Virada Salvador começou nesta quarta-feira (28) em clima de festa e tranquilidade na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. O evento, que não foi realizado por dois anos devido à pandemia, retornou com uma verdadeira multidão que lotou a arena no primeiro dia para acompanhar os shows nos dois palcos, além das diversas atrações para o público, como as rodas-gigantes, a tirolesa, a Vila Gastronômica e a Feira Criativa.
No primeiro dia do evento, não foram contabilizadas ocorrências graves e, graças à operação de trânsito montada, não houve registro de congestionamentos no entorno da arena. Entre os atendimentos relacionados à saúde, quase 80% foram clínicos, sem gravidade. Equipes da Prefeitura de Salvador também atuaram no combate à violência infantil e no acolhimento a crianças e mulheres.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou uma redução 17,7% no número de atendimentos e procedimentos em relação ao primeiro dia do último Festival antes da pandemia, realizado em 2019. Naquele ano, foram contabilizados 135 casos, número que caiu agora para 111.
De acordo com a secretaria, deste total de 111 casos registrados, foram realizados 87 atendimentos e 24 procedimentos nos dois módulos assistenciais na Arena Daniela Mercury. Entre os atendimentos, 68 foram clínicos, 9 cirúrgicos e 10 ortopédicos. Entre os procedimentos, foram oito suturas, nove curativos e seis transferências. A secretaria ainda registrou um óbito por infarto.
Trânsito e transporte – No total, foram transportadas mais de 46,3 mil pessoas por ônibus, táxis e mototáxis, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Deste total, 43,9 mil foram por ônibus e cerca de 2,4 mil por táxis e mototáxis. Agentes da pasta realizaram abordagens para coibir o transporte clandestino de passageiros durante a festa, o que resultou em nove veículos autuados.
A Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) não registrou acidentes no entorno da Arena Daniela Mercury. Na primeira noite de shows, 22 veículos foram removidos ao pátio da autarquia, 22 condutores foram notificados por infrações diversas, e não foram registrados acidentes na região da Boca do Rio. Durante todo evento não foi registrado nenhum ponto de congestionamento, apenas uma lentidão no início da manhã, durante a saída da arena, sentido Itapuã.
Foram 151 condutores abordados em blitz de alcoolemia na primeira noite do Festival. Destes, 12 condutores se recusaram a fazer o teste e foram notificados, uma carteira de habilitação foi recolhida e nenhum veículo precisou ser removido ao pátio. Ao longo do perímetro do evento, cerca de 40 agentes da Transalvador estão em 14 pontos fixos atuando na operação especial montada pelo órgão municipal de trânsito.
Na primeira noite, o palco principal contou com apresentações de Ilê Aiyê, Igor Kannário, Tarcísio do Acrodeon, Bell Marques, Ivete, Gusttavo Lima e Nattan.
Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal de Salvador contabilizou 413 atendimentos, sendo 165 patrulhamentos preventivos, 212 abordagem preventivas e 36 apoios a diversos órgãos, o que representa aumento em cerca de 272,1% em relação ao Festival de 2020 (111 casos), no que se refere às atividades desenvolvidas pela GCM.
Segundo o Núcleo de Estatística da instituição, foram registradas ainda um total de 15 ocorrências, sendo cinco princípios de tumulto, duas posses de substâncias ilícitas, duas vias de fato, duas prestações de socorro ao cidadão, uma averiguação, um desacato, um furto de celular e uma briga generalizada. Todas as ações foram controladas pela Guarda Civil Municipal, não havendo registros de maior gravidade.
De acordo com o inspetor-geral Marcelo Silva, a identificação de crianças é um dos focos de atuação da Guarda. “Estamos com uma equipe atenta à questão das crianças que possam se perder dos seus responsáveis, sendo importante que os pais procurem nossos agentes para realizar a identificação”, frisou, ao detalhar que 182 crianças foram identificadas, no primeiro dia do evento.
Para o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, a ideia é manter as ações constantes das patrulhas, monitoramento e outras ações preventivas. “Tivemos uma noite considerada tranquila, acompanhei de perto as operações e pude constatar as famílias curtindo e aproveitando o Festival, depois de um grande período sem grandes eventos na cidade”, disse Lima.
Sedur – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou 118 vistorias e fez 34 apreensões de publicidades irregulares no primeiro dia do evento. A pasta ainda promoveu quatro desativações de atividades irregulares e promoveu 88 orientações e nove notificações.
Social – A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) contabilizou 121 atendimentos relacionados à campanha de combate ao trabalho infantil na Arena Daniela Mercury. Desse total, foram feitos 47 atendimentos e 33 cadastros realizados. A pasta identificou cinco crianças ou adolescentes em trabalho infantil. Elas foram encaminhadas ao Centro de Convivência. No entorno da arena, foram 113 atendimentos.
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) registrou 85 atendimentos a mulheres e crianças e quatro casos de violência contra a mulher no primeiro dia do Festival. No total, foram 52 crianças acolhidas pelo Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAAC) e 33 mulheres atendidas no Centro de Referência de Atenção à Mulher (Cram).
Ouvidoria – A Ouvidoria contabilizou 52 registros no primeiro dia do Festival, entre o atendimento da equipe volante na Arena Daniela Mercury e do Fala Salvador 156. Entre eles estão pedidos de informação e orientação sobre localização de sanitários e posto de saúde, programação das atrações e localização dos pontos de ônibus, pontos de taxi e aplicativos. Também foram realizados elogios, sugestões e solicitação de serviços.
Documentos perdidos – Durante o evento, 71 documentos foram encontrados e catalogados, representando uma redução de 50%, em relação ao Festival de 2020 (142 casos). Após serem higienizados, todo material será devolvido na própria Arena Daniela Mercury, na base da Guarda Civil, no setor de serviços. A lista com os nomes é disponibilizada diariamente no site da instituição (www.gcm.salvador.ba.gov.br).