O uso de tecnologias e reforço da Segurança Pública da Bahia (SSP) no Carnaval 2023 de Salvador já apresenta dados representativos para as forças estaduais no segundo dia de balanço do evento. Durante reunião de avaliação das forças de segurança na manhã deste sábado (18), no Quartel dos Aflitos, na capital baiana, foram apresentados números de apreensões de armas brancas, lesões corporais, furtos, roubos e casos de discriminação, agressão e importunação sexual nos principais circuitos e nos carnavais de bairro.
Conforme dados apresentados pela SSP, nesta sexta-feira (17) de festa não foi registrado nem um crime contra vida, cinco pessoas foram autuadas em flagrante e seis presas por mandado após serem reconhecidas pelo Sistema de Reconhecimento Facial. Também houve redução de 77,3% no número de lesões corporais durante a noite de festa, em relação ao mesmo dia em 2020 – de 22 casos para cinco em 2023. Além da redução do número de furtos de 54%. De roubos, a redução foi de 33,3%, uma queda de 11 casos.
Já no primeiro dia, as forças de segurança registraram redução de mais de 55% dos crimes contra o patrimônio (furtos e roubos) e de 84% das lesões corporais. Foi registrada uma lesão corporal leve na quinta-feira (16), contra 13 registradas no primeiro dia da folia em 2020, e nos roubos houve uma queda de 22,2%, com contabilidade de quatro casos a menos que no mesmo do último Carnaval. Os furtos também apresentaram tendência de queda com -59,2% (menos 106 furtos). Nos dois dias de festa também foram registrados cinco casos de Lei Maria da Penha e um de discriminação.