*Campanha: VIDA NOVA SALVADOR 2024 – PUP

Treinar para Empregar forma mulheres para atuar em supermercados


Uma nova oportunidade para se profissionalizar e ingressar no mercado de trabalho está sendo aproveitada por 20 mulheres, integrantes do curso Serviços de Supermercado, oferecido pelo programa Treinar para Empregar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As aulas acontecem até esta sexta-feira (17), no Senac Praça da Sé, e visa capacitar profissionais para trabalhar em redes de supermercados.

Moradora do bairro de Pituaçu, Rita de Cássia Souza, 58 anos, disse estar muito empolgada com a oportunidade de poder se qualificar de forma gratuita. “O curso me ajuda em diversas formas possíveis, principalmente por ser gratuito. A estrutura e o espaço onde acontecem as aulas são maravilhosos, trazem muitos benefícios e ajudam no nosso crescimento pessoal e profissional”.

"Nossas estudantes vindas através da Semdec estão passando por uma trilha de conhecimento. Essa trilha é composta por três cursos: soft skills habilidades comportamentais, que visa trabalhar o socioemocional e habilidades comportamentais. Depois, elas passaram para uma parte específica que é ‘técnicas de vendas no varejo’. É, após isso, ‘serviços de supermercado' que está sendo cursada agora, possibilitando às alunas a aprender como atuar nas redes de supermercados”, explica a gerente de Educação Profissional do Senac, Laíse Araújo.

Habilidades comportamentais – A instrutora educacional da área administrativa e de vendas no Senac, Luciana Mendes, comentou sobre a importância da trilha soft skills que, para ela, tem papel diferencial na formação das alunas. “No início do curso muitas meninas eram tímidas. Agora, com o desenrolar das aulas, vejo que já estão mais à vontade. Estamos trabalhando uma trilha muito importante, que visa o fortalecimento emocional e aperfeiçoamento de habilidades comportamentais”, disse.

Ela lembra os avanços na formação de profissionais. “Antigamente, as empresas focavam muito em habilidades técnicas. Hoje, se você tem habilidades comportamentais, empatia, resiliência, consegue trabalhar em equipe, desenvolve bem relações intra e interpessoais, as empresas a querem na equipe. Esse é o grande diferencial, e é o que tentamos passar para as alunas.”

Representatividade feminina – Além disso, Luciana Mendes falou sobre a possibilidade reparatória que o curso pode proporcionar. “Muitas aqui tiveram ou têm um sonho, e muitas das vezes não conseguiram colocá-los em prática por falta de oportunidades. Então, é o momento que elas estão tendo de aprender e aperfeiçoar o que já tinham conhecimento, de uma maneira dinâmica, conciliando sempre a prática e a teoria com a vivência social”, declara.

FONTE: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: Operação Chuva 2024 – PUP