*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Dia Mundial dos Oceanos é marcado por ações para desenvolver vetor econômico em Salvador



A capital baiana possui potencial para se desenvolver sobre a perspectiva da economia do mar não apenas por ter um litoral extenso, mas também estar às margens da Baía de Todos-os-Santos. Por isso, neste Dia Mundial dos Oceanos (8), a Prefeitura destaca ações que vêm sendo estruturadas para aproveitar o recurso natural de forma a melhorar a qualidade de vida de quem habita a cidade.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Sendec) concentra algumas ações macro do Município que visam utilizar o litoral para estimular a economia de Salvador. Um dos exemplos é o SAC Náutico, que deve ser inaugurado no próximo mês e funcionará no Doca1, no Comércio.

O espaço vai integrar todos os serviços relacionados com a atividade náutica, com foco na redução de entraves burocráticos e simplificação dos processos e melhorando o ambiente de negócios do setor. Esse serviço vai colaborar no desenvolvimento de várias atividades náuticas e também irá atrair grandes eventos, a exemplo do Salão Náutico Salvador com Grand Pavois. Com exposições de barcos, equipamentos e diversas atividades relacionadas ao setor, o salão ocorre pela primeira vez na América do Sul e deverá ser realizado na capital em novembro.

De acordo com a titular da Semdec, Mila Paes, o conjunto de ações que vem sendo executado fará com que a capital aproveite melhor o recurso de forma a potencializar a economia e gerando emprego e renda para os soteropolitanos. “A ideia é que a gente possa começar a posicionar Salvador dentro desse universo da economia do mar. Sem falar do que a cidade já tem como um porto premiado e tido como um dos mais modernos do Brasil e de atuação internacional. Salientar a relevância do oceano para a perspectiva econômica é algo de extrema importância e é uma das vertentes de nova matriz econômica que a Prefeitura vem trabalhando”, reforçou.

Mão de obra e novos empreendimentos – Aliado ao lançamento do SAC Náutico, a Prefeitura vai lançar uma trilha de conhecimentos dentro do programa Treinar para Empregar com capacitações e formações para desenvolver a cadeia produtiva. Está previsto nessa trilha a qualificação em mecânica básica de motores marítimos e de motor de centro, eletrotécnica básica com foco em fundamentos dos sistemas elétricos navais, trilhas transversais de segurança do trabalho, meio ambiente e sustentabilidade e ainda soft skills.

A titular da Semdec também destacou que outros estudos estão sendo realizados para a implantação de ações e medidas que possam usar o oceano como vetor econômico na cidade. Um deles, que deverá ser finalizado ainda no segundo semestre deste ano, tem como foco viabilizar a implantação de um condomínio náutico para a atração de estaleiros que queiram atuar e produzir embarcações em Salvador. Alguns, inclusive, já estão em tratativa com a Semdec.

Comitê Náutico – Regulamentado pela Prefeitura em junho de 2021, o Comitê Náutico de Salvador também vem realizando uma série de iniciativas, visando promover as atividades náuticas enquanto vetor de desenvolvimento econômico, turístico e de preservação dos recursos naturais dessa porção marítima tão rica, que possui aproximadamente 1.233 km², profundidade média de 6 metros e máxima de 70 metros. Nesse período, o comitê atualizou o projeto Estratégias para o Desenvolvimento da Economia Náutica de Salvador e elaborou o Manual de Licenciamento e Legalização de Marinas e Similares, para facilitar a regularização das empresas do setor.


Além disso, por indicação do Comitê, foram realizadas a recuperação e modernização de nove rampas públicas para atracação de embarcações de pequeno porte e de jet skis, em locais como São Tomé de Paripe, Porto da Barra, Itapuã, Porto dos Tainheiros (Ribeira) e na Baixa do Bonfim.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: HOSPITAL MUNICIPAL VETERINÁRIO 2024 – PUP