Fotos: Bruno Concha/Secom
O Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), vinculado à Guarda Civil Municipal (GCM), vai participar de uma série de eventos em alusão à Semana do Meio Ambiente, comemorada neste início do mês de junho. Na segunda-feira (5), em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, os agentes participaram do Seminário Soluções para a Poluição Plástica, no auditório do Instituto de Biologia da Ufba, em Ondina.
De acordo com o idealizador do evento e coordenador do projeto Ação Cidadania, Raimundo Bandeira, a Guarda Municipal vem desenvolvendo um importante trabalho em Salvador, através do Gepa, que deve ser cada vez mais ser divulgado, reconhecido e apoiado pela sociedade. “É um trabalho maravilhoso que ajuda a causa do meio ambiente, de proteger da poluição. Foi importante a presença dos agentes, superprestativos, e agradecemos a oportunidade de tê-los aqui conosco. É só o início de uma parceria, com certeza”.
O professor do Instituto de Biologia da Ufba, Geraldo Aquino, afirmou que o Gepa é um grande parceiro da instituição em diversas ações educacionais, a exemplo do apoio nas saídas de campo, resgate de animais e educação ambiental. “Desde a nossa fundação, procuramos a Ufba como parceira e fomos acolhidos e, hoje, além dos treinamentos que fazemos, nós colhemos dados das ações e trazemos para a comunidade para trabalhos de pesquisa que vão ajudar a população soteropolitana”, declarou o coordenador do Gepa/GCM, Robson Pires.
Demais atividades – Nesta terça-feira (6) e na quarta-feira (7), os agentes levam palestras de Educação Ambiental para as escolas Medalha Milagrosa (terça), no Rio Vermelho, e para o Centro Educacional Guimarães Santos (quarta), na Estrada das Barreiras. Na próxima semana, será a vez das escolas Península, na Ribeira, na terça-feira (13); São Lázaro, no Cabula, na quarta-feira (14), e Viver Educação, em Periperi, na quinta-feira (15).
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom