Fotos: Betto Jr./Secom
Duzentos anos depois, o sentimento de liberdade e coragem é ainda mais forte nas celebrações pelo 2 de Julho – Independência do Brasil na Bahia, que começaram na manhã deste domingo (2), no Largo da Lapinha. A cerimônia, que foi abrilhantada nos céus com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, teve início com o hasteamento das bandeiras de Salvador, pelo prefeito Bruno Reis; do Brasil, pelo governador Jerônimo Rodrigues; da Bahia, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes; e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) pelo presidente da instituição, Joaci Góes.
Em pronunciamento à imprensa, o prefeito Bruno Reis ressaltou que o 2 de Julho é a data mais importante da nossa história e que, em 2023, torna-se ainda mais importante por celebrar o bicentenário da luta do povo baiano contra o domínio português. “São 200 anos da Independência da Bahia e a consolidação da Independência do Brasil. É uma dádiva de Deus estar tendo essa felicidade de ser prefeito da cidade neste momento e de poder organizar esses festejos, que são importantes para valorizar, preservar, resgatar e homenagear os heróis da Independência, contando essa história para gerações presentes e futuras”, declarou.
Bruno Reis também salientou as recentes entregas realizadas pela administração municipal que celebram a data magna da Bahia. “Este ano inauguramos o Memorial da Independência, que conta a história de todo o processo, das batalhas, com um rico acervo para acesso aos nossos jovens, crianças, soteropolitanos e visitantes que venham a Salvador conheçam a nossa história, e que em breve vamos abrir para visitação do público. Também requalificamos o Largo da Lapinha, local emblemático dos festejos. Foram obras que entregamos em tempo recorde, demonstrando a grande capacidade de execução da Prefeitura. Outras áreas também estão recebendo requalificação, para ressaltar ainda mais esse grande feito histórico do nosso povo”, finalizou.
FONTE: SECOM