NOVEMBRO SALVADOR CAPITAL AFRO 2024

Governo do Estado abre 246 leitos, sendo 70 de UTI, e acelera transferĂȘncias de pacientes




Foto: ElĂłi CorrĂȘa/GOVBA

Por determinação do governador JerĂŽnimo Rodrigues, o antigo Hospital Espanhol deixou, desde ontem (1⁰), de atender pacientes com diagnĂłstico de Covid-19 e outras sĂ­ndromes respiratĂłrias, para ampliar seu espectro de atuação. Os 246 leitos, sendo 70 de UTI, estarĂŁo progressivamente Ă  disposição dos usuĂĄrios do Sistema Único de SaĂșde (SUS), acolhendo pacientes com perfil de clĂ­nica mĂ©dica adulto e pediĂĄtrica, que correspondem a maior demanda de solicitaçÔes feitas Ă  Central Estadual de Regulação. O anĂșncio foi feito pelo governador, em publicação nas redes sociais, na manhĂŁ desta quarta-feira (2).

“Essa Ă© mais uma das medidas para acelerar as transferĂȘncias e ampliar o acesso a leitos hospitalares. Todos os pacientes atendidos serĂŁo 100% regulados pela Central Estadual. Inicialmente, 98 leitos, sendo 45 de UTI, estarĂŁo operacionais, alcançando a capacidade mĂĄxima de 246 leitos nos prĂłximos 30 dias”, afirmou JerĂŽnimo.

A secretĂĄria da SaĂșde do Estado, Roberta Santana, ressalta que, somente de janeiro a julho de 2023, a Central Estadual de Regulação jĂĄ atendeu mais de 161 mil pacientes. “Do total de solicitaçÔes diĂĄrias por leitos hospitalares, as trĂȘs maiores demandas sĂŁo de clĂ­nica mĂ©dica, ortopedia e UTIs. Com a abertura dessa unidade resolvemos duas questĂ”es imediatamente. E, em breve, com a abertura do Hospital OrtopĂ©dico, teremos um cenĂĄrio mais ĂĄgil de atendimento dos casos mais graves“, explica a secretĂĄria.

Santana detalha que “estamos facilitando e ampliando o acesso. Somente este ano, abrimos mais de 220 novos leitos em Jaguaquara, IrecĂȘ, Itaberaba e Salvador. Isso sem contabilizar a emergĂȘncia do Hospital Geral de IpiaĂș, que dobrou a capacidade de atendimentos diĂĄrios”, destaca a titular da pasta da SaĂșde.

A unidade contarĂĄ com mais de 900 profissionais entre mĂ©dicos, enfermeiros e equipe multiprofissional, sendo gerida pela Fundação Fabamed, apĂłs processo de seleção pĂșblica da Secretaria da SaĂșde do Estado (Sesab).

Dentre as especialidades médicas que estarão à disposição dos pacientes internados, destaque para a cardiologia, nefrologia, cirurgia geral, neurologia, gastroenterologia, ginecologia, pediatria, hematologia e infectologia. No que tange a equipe multiprofissional, haverå fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, dentre outros.

Postar um comentĂĄrio

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior PrĂłxima Postagem

NOVEMBRO SALVADOR CAPITAL AFRO 2024