Fotos: Otávio Santos/Secom PMS
Alunos da Escola Municipal da Palestina estão intensificando os ensaios e preparativos em contagem regressiva para o desfile da Independência do Brasil, que acontece no próximo dia 7, no Centro de Salvador. A unidade de ensino, que já possui uma história de 12 anos de fanfarra e agora ostenta o título de banda marcial, está determinada a fazer uma apresentação marcante no evento.
Segundo Valteir Santos Menezes, regente da banda e funcionário da escola, mesmo durante as férias, ele e os alunos estiveram empenhados nos ensaios para realizar um desfile memorável. Os encontros ocorrem às terças e quintas-feiras, das 17h às 18h30, e aos sábados, das 14h às 18h.
A aluna Miriam Miranda, de 13 anos, compartilhou o entusiasmo pelo trabalho com a música. “Com a banda, temos um momento de lazer para distrair a mente, além do aprendizado. Quando cheguei, eu não sabia tocar nada. Então fui me interessando. Quando vi a caixa, não pensei duas vezes, tinha que ser esse instrumento”, complementou.
À frente do trombone, Ítalo Neves Avelino, aluno de 15 anos, também expressou sua satisfação com os ensaios e a preparação para o desfile. “Tem sido muito bom. Temos evoluído a cada dia para a nossa apresentação no dia 7 de Setembro”.
Também estão previstas para se apresentar no desfile as fanfarras da Escola Municipal Teodoro Sampaio (Famtes), Barbosa Romeo (Bams’c), Profª Alexandrina Santos Pita (Famasp), Fazenda Coutos (Fanfac) e Manoel Henrique da Silva Barradas (Famasba).
Título – A Escola Municipal da Palestina conquistou um importante marco este ano ao garantir a segunda colocação na categoria Melhor Fanfarra no 1º Concurso de Fanfarras e Balizas da Fundação Gregório de Mattos (FGM), resultado da performance durante as celebrações do 2 de Julho – Independência do Brasil na Bahia.