Fotos: Bruno Concha / Secom PMS
A Prefeitura de Salvador reuniu nesta quarta-feira (6) estagiários que atuam em diferentes órgãos municipais, entre secretarias, autarquias, fundações e empresas, para um evento no Hotel Fiesta, no Itaigara. O encontro, cuja programação especial envolve palestra e apresentações, foi aberto pelo prefeito Bruno Reis, ao lado do secretário de Gestão (Semge), Rodrigo Alves. O evento faz parte das celebrações em alusão ao Dia do Estagiário, comemorado em 18 de agosto.
O prefeito relembrou sua trajetória, de jovem estagiário até chegar a chefe do Executivo municipal, que sempre foi o seu sonho. O gestor contou que sua primeira experiência em estágio na Câmara Municipal surgiu a partir de um convite quando ainda estudava Direito e tinha a intenção de prestar concurso. “As pessoas me desacreditavam, diziam que eu não chegaria a prefeito. Mas eu acreditava nos meus princípios e valores para transmitir segurança às pessoas. Confesso a vocês que nem eu achava que era possível vencer a eleição. Trabalhei muito e graças a Deus deu certo”, disse.
O chefe do Palácio Thomé de Souza destacou a lealdade e gratidão como princípios que carrega na vida e deu um recado aos presentes: “Reconheçam e valorizem o que as pessoas fazem por nós. Vocês têm chefes imediatos, aproveitem cada oportunidade para aprender e conhecer. Tentem sugar o máximo deles, levem esses princípios, pois as experiências e vivências nos formam como seres humanos e é isso que nos permite tomar a decisão acertada”.
Ainda em seu discurso, o prefeito ressaltou a importância da tomada de decisões para determinar o futuro de cada um. “Todas as oportunidades que eu tive agarrei de corpo, alma e coração. E como tudo na minha vida foi difícil, eu sempre dei muito valor. Esse estágio de vocês hoje vai servir para motivar muitos a seguirem uma profissão. Acreditem nos seus sonhos. Cada um é do tamanho do seu sonho. Não existe sonho de braços cruzados, tem que trabalhar muito, estudando. E nesse mundo da tecnologia e alta competitividade, a reciclagem e atualização são permanentes”, afirmou.
Com o auditório lotado e mais de 600 estagiários presentes, o encontro teve sorteio de brindes como mochilas, suportes para celular, garrafas e squeezes, fones de ouvido, livros e agendas.
O secretário de Gestão avaliou que este momento é importante para os estagiários, ao pontuar que esse é um dos três grandes eventos que o Município faz no ano para os servidores dentro do calendário da gestão. “São eventos grandes, hoje esperamos 500 pessoas e temos mais de 600 com uma grande adesão dos estagiários. Será um dia lúdico, com bandas fazendo a interação e integração, mas também temos a palestra, aprendizado e a fala do Prefeito para entender a missão na cidade”, disse Alves.
O titular da Semge ainda salientou que o evento serve também como um estímulo, já que muitos funcionários atualmente efetivos da gestão municipal foram estagiários em algum momento. “Nosso prefeito foi estagiário da Câmara de Vereadores e, 20 anos depois, se tornou prefeito, passando por secretarias e diversas posições. É uma construção, eles estão em uma etapa da vida e vamos convidá-los para ambicionar os projetos mais altos, sempre com foco no retorno da prestação de serviço à cidade”, apontou.
Alves citou o programa Nossos Talentos, que oferta 42 vagas para Ensino Médio e Ensino Superior, valorizando os estagiários. “Essas contratações são fruto de uma legislação específica, com regra, decreto, um processo para que os melhores quadros possam ser aproveitados pelo município, para que possam contribuir por mais dois anos. Temos também o programa crescente de estágio da Smed, que deve aumentar as vagas nos próximos meses”, afirmou.
Atualmente, a Prefeitura de Salvador tem cerca de mil estagiários, entre níveis médio e superior. Entre as medidas promovidas pela gestão para valorizar aqueles que integram o segmento, foi criado o Programa Nossos Talentos, que tem como objetivo a continuidade da experiência profissional do aprendiz na gestão pública municipal, através de nomeação em cargo comissionado.
Experiência – Estagiário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) há um ano, atuando no programa Agentes do Empreendedorismo no Parque Social, Lucas de Oliveira Guerra, de 20 anos, define a experiência como um aprendizado, já que é o seu primeiro estágio. Cursando Administração de Empresas, ele conta que a equipe foi bem acolhedora, oferecendo palestras, cursos e capacitação.
“Isso me ajudou a aprender muito, realmente me ajudaram a crescer não só como profissional, mas como pessoa. Gostaria de ser efetivado, mas tenho sonho de fazer concurso público”, disse.
Aprendizado – Estagiária de Pedagogia da Secretaria Municipal de Educação (Smed), na Gerência Regional de Educação de Itapuã, a jovem Maria Clara Carvalho, de 22 anos, já contabiliza quase dois anos atuando na gestão municipal. Ela conta que foi um período de muito aprendizado.
“A gente enxerga uma realidade diferente da que a gente estuda na universidade, e é muito bom colocar em prática o que a gente constrói. Na escola, temos contato com parte da gestão, alfabetização, planejamento de professor, visão integral do funcionamento da escola e como a educação se manifesta de uma forma geral”, relatou. Atualmente no 6º semestre do curso, a jovem afirmou que por muito tempo acreditou que os caminhos a direcionariam para a rede particular ou pesquisa. “Mas hoje em dia eu não me vejo em outra coisa que não seja a rede municipal de ensino”, completou.
Atividades – A programação em homenagem ao Dia do Estagiário contou com a palestra “Criatividade e Carreira”, conduzida pelo administrador, professor e mestre em Gestão Empresarial Emílio Cruz. O evento também teve apresentação cultural da Camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia e da banda de percussão Palafittas.