O projeto Saúde nos Bairros, da Prefeitura de Salvador, está no bairro de Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário. A ação acontece na Praça Mané Dendê, na Rua das Cabaceiras, desde o dia 9 de outubro e encerra os atendimentos no próximo sábado (21). A vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Paula Matos, esteve no local nesta quinta-feira (19) para conversar com a população em busca de atendimento.
Na localidade, são oferecidas consultas médicas especializadas, vacinação, exames laboratoriais e de imagem – USG abdome, articulação, mama bilateral, próstata, tireoide, obstétrica, partes moles, pélvica; Doppler coloridos de vasos; eletrocardiograma; ecocardiograma e mamografia bilateral. Além destes serviços, haverá ainda agendamentos para atendimento odontológico, raio-x e preventivo, bem como captação de pacientes para realização de cirurgias eletivas, como de vesícula, hérnia, hemorroida e histerectomia.
Segundo a secretária, a iniciativa vem cumprindo a sua missão: levar assistência para perto da população, reduzindo demandas represadas pela pandemia e proporcionando qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador. “O Programa Saúde nos Bairros visa aproximar a prefeitura da população. É muito mais do que uma atenção imediata à saúde, é uma ação que traz as pessoas para o SUS dando possibilidades de atendimento, bem como mais dignidade para essas pessoas”, explica Ana Paula.
Morador do bairro do Rio Sena, o aposentado Catarino Batista, de 71 anos, esteve no local em busca de atendimento médico e teceu elogios ao trabalho realizado pelas equipes de saúde. “O atendimento aqui é muito bom, mas muito bom mesmo. Eu já fiz vários exames e agora vou passar pelo cardiologista. Recomendo o serviço para quem quiser e precisar, porque é realmente um bom atendimento”, pontuou o cidadão.
Em alusão ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, também estão sendo realizados exames clínicos das mamas para rastreio de nódulos, planejamento reprodutivo, agendamento e/ou encaminhamento para mamografias; ultrassom de mama, pélvica e transvaginal; atualização do cartão de vacina e das condicionalidades de saúde para o Bolsa Família; impressão de Cartão SUS com nome social, além de palestras sobre prevenção dos cânceres de mama e colo do útero, saúde bucal, nutrição, e atividades de higiene pessoal e beleza.
Quem tiver interesse nos serviços disponibilizados pelo Saúde nos Bairros pode ir ao local todos os dias a partir das 7h da manhã, munidos do cartão do SUS, documento de identificação com foto e guias de solicitação de exames e consultas.
Histórico - Iniciado em abril deste ano, o Saúde nos Bairros completou seis meses no último sábado (14), com quase 500 mil procedimentos realizados em 21 bairros percorridos. A ação itinerante foi reconhecida internacionalmente pelo 6º Prêmio Guangzhou como uma das 45 iniciativas exemplares de inovação urbana de todo o mundo.
O Saúde nos Bairros já esteve no Bosque das Bromélias, com 15. 666 procedimentos realizados, seguido de Jardim das Margaridas (19.872 atendimentos); Tororó (27.575); Calabetão (24.512); Bom Juá (22.938); Tororó (27.575); Cajazeiras (41.860); Fazenda Coutos I (28.383); Nordeste de Amaralina (22.877); Valéria (29.567); Dom Avelar (18.391); Alto da Terezinha (23. 549); Campinas de Brotas (22. 311); Massaranduba (16.434); Pau Miúdo (19.664); Vale das Muriçocas (18.123); IAPI (18.181); Boca do Rio (14.683); Itapuã (21.521); Tancredo Neves (19. 428) e Bairro da Paz (em atendimento).