Antônio TADEU BAHIA Menezes – 1951 (05 de outubro) – Baiano, de Salvador, filho de Joaquim Cunha Menezes e Ana Bahia Menezes, ambos santamarenses. É escritor e historiador com livros publicados no gênero de poesia, o primeiro Os Jovens Pedem Passagem, lançado em 1974, com prefácio do escritor baiano e amigo Jorge Amado; foi colaborador assÃduo das páginas literárias dos jornais A Tarde, Tribuna da Bahia, O Povo (Ceará), O Saco (Ceará), Jornal JUCAR (Juventude Católica de Amélia Rodrigues), O Traripe e O Xodó (Amélia Rodrigues/BA) e do ex - Jornal da Bahia onde se firmou desde meados da década de 1960. Foi apresentador de diversos livros de poesias de autores baianos contemporâneos, fez prefácios e comentários de livros de Filosofia, Literatura e História, inclusive no “Centro de Estudos Pensamento e Ação - CEPA”, na década de 1980, sob orientação do saudoso Prof. Germano Machado e recentemente prefaciou a Coletânea Poética “O Homem, O Tempo e a Poesia” do escritor, poeta e cordelista José Rodrigues Filho, bem como do livro “Reminiscências de São Bento do Inhatá – A Saga do Soldado João Tiro Certo” do ilustre escritor e Defensor Público Dr. Antônio Rui Pinto da Silva. Também realizou trabalhos na área da Arqueologia sob a supervisão e companhia constante do eminente Professor e Arqueólogo baiano Ivan Dórea Câncio Soares, oportunidade em que foi Consultor de História do “Centro de Estudos e Pesquisas da História”, logo depois, Consultor de Filosofia do Centro de Estudos e Ciências Humanas, com trabalhos publicados naquela área.
Historiador e memorialista, com diversos trabalhos na área de História, Filosofia e Ensaios Biográficos de autores baianos, como por exemplo: a escritora, cordelista, compositora e poetisa santamarense Mabel Velloso; o romancista, cineasta e também pioneiro do Cinema na Bahia, o Alexandre Robatto Filho; o poeta e pensador Jair Gramacho; os poetas Gregório de Matos e Guerra, Gilfrancisco dos Santos, Paulo Augusto Garcez de Sena, com incursões sobre o Euclides da Cunha, de quem é um dos descendentes pelo lado materno, nas terras de Santo Amaro da Purificação/BA, também elaborou estudos filosóficos sobre o Voltaire, Nietzsche e o Horário que foram publicados com distinção através da imprensa e da Internet. No ano de 2010 produziu o CD Net-Literário intitulado “A Esquizofrenia em Fernando Pessoa”, oportunidade em que também encaminhou exemplares do citado CD à s Universidades de Lisboa/Portugal e Ilhas dos Açores. No momento, já está cuidando da segunda edição que está sem programação definida.
São da sua autoria os livros: “Gregório de Matos e Voltaire o Barroco e o Iluminismo na Bahia” lançado em 2017 no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – IGHBA, atualmente com a edição esgotada, e o seu segundo livro é o “Versos Sacanas e Gozosos Escritos Antes de Dormir” que foi inicialmente lançado no Shopping Paseo – Itaigara e depois no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – IGHBA em 2018 e em abril de 2019, e também na Câmara Municipal de UbaÃra – MunicÃpio de UbaÃra – Bahia, respectivamente.