TV LIBERDADE

Semur certifica empresas com Selo da Diversidade Étnico-Racial

Foto: Lucas Moura/Secom PMS 

A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) certificou 216 empresas que atuam em Salvador com o Selo da Diversidade Étnico-Racial, na manhã desta terça-feira (19), durante evento no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. O encontro contou com uma palestra do professor e consultor em gestão de diversidade Hélio Santos, que falou sobre a importância da diversidade étnico-racial como estratégia organizacional.

A secretária da Reparação, Ivete Sacramento, lembrou os 20 anos de existência da Semur, completos nesta segunda-feira (18) sendo a primeira secretaria de Igualdade Racial implantada no Brasil. “Comemorar esse aniversário hoje com mais um programa exitoso da Semur, que é a entrega do selo a empresas de Salvador que combatem o racismo e têm uma atitude antirracista, promovendo a equidade no seio da empresa, é importante. Esse é um programa de reconhecimento, compromisso e execução de ações. É uma parceria entre a Prefeitura e as empresas para aumentar o número de pessoas negras em cada empresa e, para além disso, transformar Salvador em uma cidade mais justa e inclusiva”.

O coordenador de Ações Transversais da Semur, Eurico Alcântara, declarou que o Selo da Diversidade Étnico-Racial traz a afirmação de um povo, de uma identidade, do que a cidade quer e para onde ir. “A participação das empresas é tão expressiva que tivemos que ampliar nosso evento, com 400 pessoas inscritas aqui hoje”, pontuou.

Experiências – Além da palestra, representantes de duas empresas outorgadas também falaram ao público sobre o processo da diversidade na organização e importância do selo. O jornalista Henrique Coelho, membro do comitê da Diversidade da Darana RP, contou que, na empresa em que atua, há uma luta para que as ações consigam dar vez e voz não somente ao grupo, mas também no ambiente externo.

“A outorga deste selo mostra que estamos no caminho certo. Nós executamos ações que propusemos e já estamos pensando outras iniciativas para que todos tenham seus direitos garantidos, assegurados e executados”, disse.

“Para nós é muito importante este selo, até porque fazemos parte da Fundação Visconde de Cairu que, com 118 anos, lida há muito tempo com um quadro diverso. Em 2022 também fomos agraciados com o selo e é uma honra para nós”, disse o presidente da Associação de Docentes e Egressos da Fundação Visconde de Cairu (Asdec), Cristozildo Mota.

O profissional de Educação Física Fernando Santiago celebrava a primeira participação da sua empresa do ramo de saúde, a Periodize, no Selo da Diversidade Étnico-Racial. “Fiquei sabendo do selo através das redes sociais e achei fundamental a nossa participação. Sou negro, do Rio de Janeiro, moro aqui há um bom tempo e não vejo esse processo em outros estados. Meu desejo é ver isso acontecendo em outros locais. São cinco anos de Periodize e hoje tenho orgulho de estar aqui”, afirmou.

Funcionamento – O programa foi instituído pela Semur em 2007 e, desde então, tem reconhecido ações de promoção da diversidade e da equidade racial nas organizações públicas e privadas de Salvador. Ao obter o selo, as instituições assumem o compromisso de seguir um planejamento, que inclui a realização de um censo étnicorracial dos seus colaboradores e o desenvolvimento de ações de combate ao racismo no ambiente de trabalho, seguindo critérios como inclusão da juventude negra e apoio a programas de primeiro emprego.

As propostas apresentadas serão analisadas por um comitê gestor, composto por organizações representativas do governo municipal e da sociedade civil. Ao final do período, é feita uma avaliação para saber se as empresas devem ou não continuar com a certificação.

A concessão do Selo é renovada anualmente e, para se garantir entre as premiadas, as instituições e empresas devem atender aos critérios estabelecidos pelo comitê gestor. No caso de cumprimento das regras por um período de três anos, com notas acima de oito, a entidade recebe ainda o Selo Excelência. Por outro lado, o descumprimento das diretrizes implica em exclusão do grupo.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

TV LIBERDADE