NOVEMBRO SALVADOR CAPITAL AFRO 2024

Síndrome do Final de Ano pode agravar sintomas da ansiedade


Um fenômeno reconhecido como Síndrome do Final de Ano refere-se ao aumento da ansiedade com a aproximação do fim de ano, e o Brasil registra cerca de 9,3% da população com esse transtorno. A psicóloga Daniela Pelisson sugere a importância de reconhecer e valorizar as conquistas do ano, além de gerenciar expectativas, como estratégias eficazes para reduzir o estresse durante as festividades.

A ansiedade é uma condição que afeta uma parcela significativa da população. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apresentados pelo Conselho Nacional de Saúde, apontam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população.

De acordo com o Manual MSD, a ansiedade representa uma sensação de nervosismo, preocupação ou desconforto, sendo uma experiência considerada normal no contexto humano. Essa condição se manifesta em uma ampla variedade de transtornos psiquiátricos, abrangendo desde o transtorno de ansiedade generalizada até a síndrome do pânico e fobias. Apesar das distintas características dessas enfermidades, todas compartilham a presença de angústia e disfunção intimamente ligadas à ansiedade e ao medo.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

NOVEMBRO SALVADOR CAPITAL AFRO 2024