Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Atenta ao cenário psicossocial de Salvador no Carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) traz de forma inédita para a folia de 2024 o Plantão de Acolhimento e Manejo das Urgências e Emergências Psicossociais. A equipe de saúde mental é composta por médico psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e enfermeiros, totalizando 34 trabalhadores, que atuam no acolhimento, orientações, prevenção de agravamentos e proteção das pessoas aos danos adicionais diante à situação de urgência e emergência.
Nesta última sexta-feira (8), primeiro dia das atividades, 44 pacientes foram assistidos nos módulos Farol da Barra (13), Sabino Silva (11), Milton Santos (8), Piedade (8) e Montanha (4). Cerca de 95% dos atendimentos foram em adultos, com predominância do sexo feminino (60%). Quando avaliados os tipos de atendimentos, cerca de 51% foram relacionados ao uso de álcool e outras drogas, seguido de 40% relacionados aos transtornos de ansiedade e 9% para transtornos psicóticos.
“Estamos atuando com mais um serviço importante ampliando o acolhimento e cuidado com a população em várias frentes de atuação. Para isso, montamos um time de especialistas em saúde mental para apoiar o trabalho dos profissionais que já atuam nos módulos, prestando um atendimento que deve aumentar a resolutividade dos casos nas próprias unidades do circuito, que já é superior a 94%”, comemorou a vice-prefeita e secretária da Saúde de Salvador, Ana Paula Matos.
O serviço é direcionado para pessoas com intoxicação por álcool e drogas, mulheres em situação de vulnerabilidade por uso de álcool e drogas, adolescentes desacompanhados dos responsáveis, pessoas vítimas de diferentes violências (física, sexual, moral, institucional, de gênero e racial), pessoas com transtorno mental em desorganização psíquica, pessoas em situação de rua, trabalhadores em situação de vulnerabilidade (catadores, cordeiros e ambulantes), casos de ansiedade grave, fobias e quadros de pânico gerados no circuito da festa. Os pacientes são estabilizados e são liberados das unidades já cadastrados na Rede de Atenção Psicossocial do município.
O serviço acontece das 19h às 7h nos módulos de saúde do Farol da Barra, Sabino Silva e Milton Santos, no Circuito Dodô; e Piedade e Montanha, no Circuito Osmar, durante todos os dias de festa.
Texto: Ascom/SMS
FONTE SECOM/PREFS