TV LIBERDADE

Treinar para Empregar capacita 20 alunos em produção de turbantes



Cerca de 20 alunos participaram da Oficina de Turbantes, promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio do programa Treinar para Empregar, na tarde da terça-feira (18). A atividade ocorreu no SAC do Empreendedor, na Baixa dos Sapateiros, e teve o intuito de melhorar o empreendedorismo na cidade, gerar renda e manter viva essa atividade cultural.

A aula, que teve duração de 4h, foi realizada pela baiana de receptivo Shirley Souza, de 49 anos, egressa de outro programa municipal, o Sou Salvador. Na ocasião, ela utilizou a própria experiência para apresentar as técnicas de confecção do adereço, que faz parte da cultura afrodescendente presente na capital baiana. “Essa iniciativa serve para as pessoas aprenderem, utilizarem e saberem o que quer dizer o turbante. É muito boa essa oficina e tem que ter mais vezes”, declarou.

A coordenadora de Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Alécia Mota, afirmou que a oficina busca fazer com que os empreendedores possam iniciar ou aperfeiçoar o próprio negócio. “O que nós buscamos é fazer com que esses empreendedores aprendam sempre algo a mais, para que possam de alguma forma gerar a própria renda”, pontuou.

Para os alunos da oficina, a iniciativa tem uma grande importância para manter viva a cultura afro-baiana. O estudante de Administração do Instituto Federal da Bahia (Ifba) e trabalhador de resíduos, Flávio José, de 48 anos, disse que a oficina foi bem proveitosa, inclusive por divulgar a diversidade e uma demonstração de cultura que não é muito conhecida do público.

Já a escrivã aposentada Rejane Cristina Araújo Santana, de 62 anos, achou a atividade bastante ilustrativa. “Para a nossa cultura, a oficina de turbantes é perfeita”, afirmou.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

TV LIBERDADE