O diretor de Mobilidade Urbana Global do WRI (World Resources Institute) e ex-gestor de mobilidade da cidade colombiana de Bogotá, Felipe Ramírez, visitou as instalações do BRT Salvador nesta quarta-feira (28). Aproveitando a realização da capacitação em Eletromobilidade, que acontece na capital baiana até esta quinta-feira (29), Ramirez contou um pouco da experiência com o modal da capital colombiana, um dos maiores do planeta, e destacou a infraestrutura e operação do BRT de Salvador como uma das mais modernas do mundo.
“É preciso felicitar Salvador pelo grande esforço realizado com o sistema BRT, que responde às necessidades das pessoas. Tive a oportunidade de conhecer muitos sistemas similares ao redor do mundo, e o de Salvador é, possivelmente, um dos melhores, pois combina uma série de coisas que são muito positivas, como a infraestrutura e as políticas públicas implantadas, no trato das pessoas e na implantação de novas estratégias para garantir a satisfação dos usuários. Estou completamente satisfeito com o que vi nesta visita”, afirmou Ramirez.
Sobre a avaliação de Ramirez, o titular da Semob, Fabrízzio Muller, lembra que a visita do ex-gestor e especialista colombiano é mais um indicativo de que o trabalho está fluindo conforme a expectativa, além de ser um depoimento positivo de um órgão renomado e com ampla experiência no planejamento e implementação de BRT, como o WRI.
“Certamente que a experiência dele como especialista vai poder ser utilizada aqui, é possível beber um pouco da experiência dele, ver o que ainda podemos melhorar e trazer como inovação para o BRT Salvador. Então, essa é uma visão bastante importante para promovermos boas práticas e continuar prestando um bom serviço, melhorando sempre que possível, com a experiência muito mais antiga da utilização e gestão de um sistema BRT. A Colômbia ainda não tem metrô, portanto, eles desenvolveram ao longo desse período muita expertise na operação e no atendimento ao público com o sistema BRT. E isso é muito importante para nós”, disse o secretário.
Operação - Em setembro de 2022, foi inaugurada a primeira fase do Bus Rapid Transit (BRT) de Salvador. Atualmente, o sistema conta com 4 linhas ativas, 14 estações e 51 ônibus em operação. Durante o mês de julho, 1,4 milhão de passageiros foram transportados pelo sistema. A cidade conta, por ora, com um eletroterminal ativo, na área de estoque da Estação BRT Rodoviária, para recarga dos veículos elétricos. A previsão para implementar o novo eletroterminal, que ficará localizado nos Barris, é para 2025. Além disso, uma nova unidade está sendo projetada em local ainda a definir.
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Eduardo Santos/ Secom