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Inspirada nas Olimpíadas de Paris, maratona de Jogos Interclasse é iniciada em escolas municipais



Em clima de Jogos Olímpicos de Paris 2024, a rede municipal de ensino iniciou a maratona de Jogos Interclasse, na segunda-feira (5). A Escola Municipal Alfredo Amorim, na Ribeira, realizou a abertura das competições de futebol de salão e baleado envolvendo 857 estudantes, do 6º ao 9º ano. Organizada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), a competição segue até o próximo dia 15.

O primeiro dia dos jogos foi marcado pelo desfile das equipes, execução do Hino Nacional e juramento dos atletas em cumprimento às regras do torneio. A estudante do 6º ano, Mila de Jesus, de 11 anos, integra um dos times de baleado da instituição. Animada com a vitória da seleção brasileira de futebol na partida contra a França, ela fala da importância do esporte entre as meninas.

“Me inspirei em minha tia que joga futebol. Eu comecei com 5 anos e até hoje eu jogo. Adoro futebol e agora vou aqui no baleado. Achando tudo muito massa porque, além do esporte, os jogos fortalecem a amizade e o amor com o próximo. Temos visto isso nas Olimpíadas e aqui também será assim”, diz a garota.

Benício Gomes, 13 anos, aluno do 6º ano, é um dos jogadores de futebol de salão de um dos times que participam dos Jogos Interclasse. Para o garoto, o espírito das Olimpíadas de Paris reverbera nas competições da escola. “A gente torce pelo nosso país, assistindo nossos atletas e aprendendo como é ser um jogador. Trazemos isso para o esporte na escola, e isso ajuda na nossa socialização, na nossa diversão”, afirma o jovem atleta.

Transformação – Coordenador do Jogos Interclasse da Escola Municipal Alfredo Amorim, o professor de Educação Física, Fábio Gonçalves, destaca o potencial transformador do esporte. “Proporciona amadurecimento aos adolescentes, transforma e potencializa o espírito cidadão. Trabalha o corpo, a saúde, educa e organiza a mente”, pontua.

A diretora da escola, Patrícia Barros, reforça que os Jogos Interclasse integram a proposta pedagógica da Smed. “Acreditamos que a escola precisa ser plural, trabalhar com as diversas linguagens, e a educação esportiva é fundamental nesse processo porque transforma vidas”, enfatiza.

Segundo ela, a prática esportiva estudantil incentiva os cuidados com a saúde do corpo, e é uma importante ferramenta na construção dos valores. “A gente trabalha com os alunos a responsabilidade, incorporação de regra, a socialização a e interação com outros alunos e o respeito com a disciplina. Tudo isso de certa forma favorece o desenvolvimento do aluno “, ressalta.

De acordo com a assessora de Projetos Especiais da Smed, Ivone Portela, o momento olímpico tem sido fundamental para o incentivo das práticas esportivas nas escolas. “Estamos vivendo essa grandiosa experiência de assistir o maior evento esportivo do planeta e aproveitamos o gancho para trazer essa vivência para dentro das nossas unidades. Integrar as olimpíadas à rotina escolar não é apenas celebrar a excelência atlética, mas oferecer oportunidade de trabalhar o esporte educacional e suas diversas atividades, de forma pedagógica e inspiradora para os estudantes”, frisa, acrescentando que as competições possibilitam trabalhar entre os estudantes o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e culturais importantes.

As disputas acontecem entre alunos das escolas municipais Teodoro Sampaio (Pirajá), Comunitária ⁠Cristo Redentor e Escola Municipal ⁠Artur de Sales (Vale das Pedrinhas), Centro Municipal de Educação Infantil São Gonçalo (Federação), todas as escolas da Gerência Regional (GR) Orla, GR Subúrbio e as Escolabs Coutos e Subúrbio.

Outras unidades de ensino da rede municipal também estão realizando atividades esportivas pedagógicas alusivas aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Dentre elas estão a São Gonçalo do Retiro, Professor Claudio Veiga (São Marcos), Manoel de Almeida Cruz (Cajazeiras XI), Professor Ricardo Pereira (Cajazeiras VIII), Professora Maria Antonieta Alfarano (Cajazeiras XI), de Canabrava, São Francisco Xavier (Granjas Rurais Presidente Vargas), Professora Sônia Cavalcante (Cajazeiras VIII) e Municipal Eduardo Campos (Águas Claras).

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