TV LIBERDADE

Idosas exercitam a criatividade em oficina de biscuit na sede da Guarda Municipal






Nas mãos de 15 senhoras, a massa que, geralmente tem como base amido de milho e cola, ganha cores e formas diversas e atrai olhares. Dia a dia, as alunas vão aprendendo a fazer novas peças e se aprimorando na Oficina de Biscuit, realizada todas as sextas-feiras, das 13h às 15h, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida General San Martin, Fazenda Grande do Retiro. São velas de aniversário, noivos para casamento, lembrancinhas e objetos decorativos para festa.

“Nós temos o projeto Saúde Melhor Idade às segundas, quartas e sextas. Uma das alunas desse projeto trabalha com biscuit, organiza as festas daqui com o material, e as demais viram nessa atividade uma oportunidade de trabalhar a mente e de ter uma renda extra. A GCM, então, cedeu esse espaço para que, dentro do projeto, elas pudessem ter as aulas, adquirir uma nova fonte de renda e ter um momento de interação entre elas e de leveza para o dia a dia. Todas as sextas-feiras abrimos o espaço aqui exclusivamente para que elas possam fazer essa atividade”, conta James Azevedo, coordenador de Ações e Prevenção à Violência (Cprev) da Guarda.

Com quatro aulas, as alunas – maioria idosas – já fizeram bonequinhos e velas, uma delas em formato de sereia, que vem sendo muito requisitada para aniversários infantis.

“Trabalhamos com um passo a passo, é um trabalho muito gratificante, que combate o estresse, melhora a coordenação motora e a memória. Elas aprendem, vendem. As alunas já se destacaram, porque é uma técnica que não é tão difícil, apesar de ser passo a passo, bracinho, cabeça, pintar olhos. Eu trabalho com isso, sou artesã. Para elas está sendo maravilhoso, tem gente que já está tendo até pedidos. Trabalhamos com todas as modalidades: noivinhos, formatura, lembrancinhas e chá de bebê, entre outras”, explica a professora Mônica Garrido, de 57 anos, que também é aluna do projeto Saúde Melhor Idade.

Moradora da San Martin, a aluna Maísa Viviane, 43, já fez uma peça por encomenda e agora planeja fazer a segunda. “Eu fiz uma peça para a minha sobrinha. Ela ia comprar. Eu perguntei a nossa professora por quanto ela fazia. Ela me disse que eu iria aprender a fazer para vender. Eu fiz e a minha sobrinha adorou. A partir daí, eu já recebi mais uma encomenda da Patrulha Canina para o meu neto, e a minha filha já está divulgando o meu trabalho nas redes sociais dela”, conta.

Rotina - A oficina já se tornou parte da família das idosas. E para algumas a atividade é praticada, literalmente, em família. As três irmãs Leda Maria Vieira, 72; Vera Lúcia Vieira, 74, e Norma Vieira, 70, adotaram a oficina para distrair a mente e aprender uma nova atividade.

“Para mim está sendo ótimo, gratificante. Foi um projeto que eu abracei e estou gostando muito”, revela Leda. “A gente gosta de fazer arte, porque é bom para a mente, tira o estresse e também distrai. Aqui nós somos uma família”, afirma Vera Lúcia.

Maria Carneiro, de 80 anos, fez uma peça que nem ela acreditou: “Eu dei para a minha irmã de 70 anos e ela amou. Estava muito linda! Eu estou gostando muito das aulas, já fiz um bocado de coisa bonitinha”.

Instrutor do projeto Saúde Melhor Idade, na San Martin, Matheus Monteiro lembra que várias atividades são desenvolvidas no local, a exemplo de aulas de capoeira para a terceira idade, primeiros socorros e de celebrações diversas.

“Hoje mesmo pela manhã tivemos um festival com salada de frutas para as idosas, com a presença da Banda da GCM. Uma professora voluntária deu aula de zumba, teve aula de capoeira. E 90% da turma da Oficina de Biscuit estava nesse evento da manhã”, diz.

Segundo ele, por meio do projeto, a Guarda consegue mostrar aos alunos a importância do órgão não só para preservação do patrimônio público e combate à criminalidade, mas também para a prevenção à violência.

“Trazemos esses idosos para ter aulas conosco aqui na San Martin, mostrando que na terceira idade eles ainda têm muita lenha para queimar, muito a fazer. Através dessa conexão com os alunos, começam a surgir novos projetos, novas coisas, a exemplo dessa oficina de biscuit. É como uma cadeia em que um vai ajudando o outro e mostrando novas habilidades”.

Saúde Melhor Idade – Qualquer pessoa pode participar do projeto Saúde Melhor Idade, realizado na sede da GCM, no Santo Antônio Além do Carmo e Pituba. É necessário apresentar atestado médico liberando para as atividades físicas, xerox do RG, Cartão do SUS, tipo sanguíneo, cartão de vacinação e o comprovante de residência para que a matrícula seja efetivada.

Texto: Priscila Machado/ Secom PMS

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

TV LIBERDADE