REGULAR DE ENTREGAS 2025 – PI

SalCine lança 2º ciclo de formação no Cimatec Digital




O novo campus do Senai Cimatec, no Museu da Energia, no Centro Histórico, é palco do 2º ciclo de formação da Trilha SalCine, programa municipal de desenvolvimento do setor audiovisual, com ações continuadas de fomento de negócios e formação de novos talentos para o mercado nacional e internacional. O lançamento das aulas e do novo espaço foi realizado pela Prefeitura de Salvador, Senai Cimatec e Neoenergia Coelba na terça-feira (10).

Dentre as novidades do novo ciclo de formação está a oferta de um curso de inglês para profissionais do audiovisual que inicia na plataforma virtual, nesta terça-feira (10). Além dessa capacitação, serão realizados cursos de maquinaria e elétrica, operador de câmera, edição e mixagem de som, montagem de audiovisual, produção executiva, distribuição cinematográfica, laboratório de roteiro e residência para jovens cineastas.

Na programação também está contemplado o Workshop SalCine Conecta e minicursos de audiovisual. As aulas se dividem em formato virtual e presencial, sendo que as aulas em sala de aula só terão início no Cimatec Digital a partir de novembro. A Trilha SalCine é desenvolvida através das secretarias municipais de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) e de Cultura e Turismo (Secult).

Durante a abertura do evento, a titular da Semdec, Mila Paes, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura, órgãos da iniciativa privada e entidades da sociedade civil na formação de profissionais e geração de emprego e renda. O Cimatec Digital, por exemplo, é uma das iniciativas do programa Salvador do Futuro, desenvolvido pela Prefeitura, com o objetivo de atrair e formar talentos digitais e impulsionar a atração e o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica prioritariamente no Centro Histórico de Salvador.

“A gente não acredita em desenvolvimento econômico sem isso que estamos vivenciando aqui. A iniciativa só é possível através dessa junção entre poder público e sociedade civil organizada, envolvendo centros de estudos e empresas. Sem a união desses atores a gente não acredita no desenvolvimento econômico sustentável. Estamos aqui hoje para conectar todos esses atores, fortalecendo o desenvolvimento econômico de nossa cidade”, disse.

Para Mila, o novo polo tem como objetivo transformar a matriz econômica da região, atrair empresas, fomentar o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento de startups e negócios de base tecnológica. “É sobre geração de renda, transformação econômica. É essa Salvador do futuro que olha para diversos elementos que a cidade tem como potência e ajuda a alavancá-los”, concluiu.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, o Cimatec Digital é um espaço de produção do conhecimento que dará oportunidade de aproveitar as potencialidades existentes na Bahia. Já o diretor-geral do Senai Cimatec, Leone Andrade, ressaltou que o novo polo vai contribuir para a formação de novos jovens, que poderão trabalhar no espaço e, assim, o Cimatec Digital poderá exportar tecnologias, serviços e o resultado do trabalho desenvolvido.

Os titulares da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, e da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Samuel Araújo também participaram do evento.

Participação – O titular da Secult, Pedro Tourinho, revelou a alegria de abrir os trabalhos do novo polo do Cimatec Digital com cursos ofertados através do SalCine. “Esse projeto de tecnologia foi implementado em tempo recorde. Em pouco mais de um ano, já tivemos centenas de pessoas capacitadas, através de cursos digitais. Então essa parceria vem se ampliando e se materializando hoje, com a entrega de um espaço como esse aqui, bem no coração do Centro Histórico, e que já abre ofertando cursos do SalCine. É todo um conjunto de ações nessa linha de capacitação e potencialização dos talentos da população de Salvador”, frisou.

Para participar do 2º ciclo de formação da Trilha SalCine, é necessário ter no mínimo 18 anos, disponibilidade para aulas on-line no período de agosto a dezembro de 2024, ser residente de Salvador e ter concluído o Ensino Fundamental II. As inscrições podem ser feitas através do site https://salvadortech.salvador.ba.gov.br/salcine.

Além dos cursos do SalCine, o novo polo do Cimatec Digital vai oferecer sete áreas de formação: Robótica, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Digitalização, Computação Quântica, Games e Multimídia e IoT. O investimento no espaço foi de R$7 milhões, entre obras e aquisição de equipamentos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: REGULAR DE ENTREGAS 2025 – PI