Universitários da Faculdade de Arquitetura, da Escola Politécnica e do Bacharelado Interdisciplinar (BI) de Artes da Ufba venceram a competição global de design urbano sustentável “Estudantes Reinventando Cidades” (Students Reinventing Cities). O grupo, formado por dez alunos, será premiado na quarta-feira (25), durante evento às 14h30, no auditório do Arquivo Público Municipal, no Comércio.
A solenidade reunirá gestores municipais e representantes do C40 - rede da qual Salvador é membro e que reúne quase 100 prefeituras comprometidas em colaborar para enfrentar a crise climática. Os estudantes contemplados no desafio integram o coletivo denominado de Urbanautas e desenvolveram um projeto para região do Pilar, área onde a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) já vem atuando com projetos de intervenção.
Os detalhes da iniciativa serão divulgados durante a cerimônia de premiação da equipe vencedora. O evento também proporcionará um espaço para debates e discussões acerca do desenvolvimento urbano sustentável.
A competição “Estudantes Reinventando Cidades” reconhece a capacidade dos jovens de liderar mudanças, promovendo o planejamento urbano verde ao redor do mundo. No total, 17 cidades globais participaram da ação. Na capital baiana, a iniciativa contou com apoios da FMLF, do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) de Salvador e da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).