TV LIBERDADE

Sempre promove ação ampliada para população em situação de rua no Centro Histórico




A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), por meio da equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), realizou mais uma ação ampliada para as pessoas em situação de rua. O grupo, que já atua no Centro Histórico diariamente, das 7h às 22h, ofereceu aos assistidos presentes no Terreiro de Jesus os serviços ofertados pela pasta. A ação resultou em 12 acolhimentos.

Com a presença de educadores sociais e técnicos, foram promovidas abordagens, atendimento do Cadastro Único (CadÚnico), aferição de pressão, testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e cortes de cabelo, além de momentos culturais com apresentações de dança, música e poesia, juntamente com propostas de lazer, com mesa de jogos e dominó, promovidos pela Sempre. A atividade teve a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Consultório na Rua.

O titular da Sempre, Junior Magalhães, ressalta que o Seas percorre os territórios onde há incidência de pessoas em situação de rua e promove abordagens a essa população, informando sobre os serviços fornecidos pela Secretaria e encaminhamento para outros serviços necessários como atendimento de saúde e resolução de documentos pessoais, entre outros benefícios.

“O trabalho de sensibilização é feito diariamente, inclusive insistindo com aqueles que apresentam maior dificuldade de aderir ao serviço, com o objetivo de ofertar as diversas formas de acolhimento e demais informações necessárias para que os assistidos superem a condição de vulnerabilidade social. Esta ação no Terreiro de Jesus foi mais uma tentativa de fortalecer os vínculos para que essas pessoas façam adesão ao serviço, saiam da condição de rua e possam ter uma oportunidade de mudança de vida”, afirmou.

Silvânia Pereira, 37 anos, veio de Pernambuco para a capital baiana a trabalho e ficou desempregada, tendo que ir viver nas ruas. Ela relatou a mudança que aconteceu na sua vida após ser abordada.

“Vivi cinco anos nas ruas aqui em Salvador e fui acolhida pela abordagem, me ajudou muito. Eu fiquei na UAI (Unidade de Acolhimento Institucional) por três meses e consegui o Auxílio Aluguel. Aluguei meu quartinho, estou numa casa, graças a Deus. E foi muito bom para mim, o tratamento lá foi ótimo, teve encaminhamento para médico, tinha comida, banho, tudo que eu precisava, porque eu sofri muito nas ruas”, contou.

Isabela de Jesus, 40 anos, é um grande exemplo dessa mudança de vida. Mãe de uma menina de 6 anos e de um adolescente de 16, após a saída das ruas e uma oportunidade de trabalho, hoje está empregada no Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar), no Comércio. “Eu fui parar nas ruas com 18 anos. Tive a oportunidade de conhecer o Movimento Nacional da População de Situação de Rua e, em seguida, veio a Sempre. Fui contratada através do Vida Nova Empregabilidade”, declarou.

Ela ainda agradeceu pela oportunidade de mudança de vida. “Só em saber que ninguém está te olhando com inferioridade, saber que hoje você pode estar trabalhando, ter seus direitos, sua carteira assinada, seu plano de saúde, tudo que um trabalhador tem direito, é top. São 20 anos em situação de rua e já não acreditava mais em mim mesma. Quando achei oportunidade para dar um estudo melhor ao meu filho, roupa boa, vida melhor, fico até sem palavras. Hoje eu trabalho no Nuar e não teve outro lugar melhor para poderem ter me botado para trabalhar de carteira assinada, pois trabalho com a população de rua, de onde eu vim lá atrás, garantindo direitos e acessos”, disse.

As equipes do Seas permanecem em atividades, diariamente, das 7h às 22h, em todos os territórios da cidade. Uma nova ação ampliada está programada nos próximos dias, desta vez no bairro do Comércio.

Texto: Ascom/Sempre

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

TV LIBERDADE