A confecção de viseiras e cataventos na cor amarela marcou a oficina de artesanato realizada pelo Caps II Liberdade, na Santa Mônica, na segunda-feira (16). Os pacientes produziram os adereços que serão utilizados em uma caminhada que acontecerá no próximo dia 27, a partir das 8h, percorrendo as ruas circunvizinhas à unidade.
Ambas as atividades integram o Setembro Amarelo, mês de alusão à saúde mental, e marcado por uma vasta programação realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em unidades e equipamentos municipais. Participam das ações usuários, familiares e também os profissionais que atuam na rede de Atenção Primária.
Paciente do Caps II Liberdade desde 2016, a aposentada Tânia Regina Amaral, 61 anos, exibia orgulhosa a viseira que produziu. Vítima de depressão, afirma que as aulas de artesanato são fundamentais para melhora do quadro de saúde. “Aqui esqueço da vida, relaxo, dou risada, fico feliz com o resultado das aulas. Adoro vir para cá às segundas-feiras e essa está bem especial. Estamos produzindo o material da nossa caminhada”, disse enquanto mostrava o catavento sendo montado.
Paciente há oito anos na unidade, Joseane Santos, 62 anos, destaca o quanto é importante o atendimento recebido no equipamento municipal. “Minha família virou as costas pra mim. Foi aqui que me acolheram e cuidam de mim. Sou muito grata a toda equipe. São cuidadosos, amorosos e cuidam da gente”, afirmou emocionada.
Para a artesã e voluntária Milene Assis, que realiza aulas de artesanato na unidade às segundas-feiras, a atividade é fundamental para o resgate da autoestima dos pacientes e tem gerado resultados extremamente positivos no tratamento. “Eles se sentem úteis, ficam felizes com o resultado do que produzem. Fizemos centenas de viseiras e agora estamos na produção dos cataventos. Tudo feito por eles com muito capricho. Vamos usar durante a nossa caminhada na próxima semana e com certeza será um lindo evento”, disse.
Resgate – O atendimento multidisciplinar oferecido no Caps II Liberdade inclui atendimento psicológico e psiquiátrico, realização de oficinas artísticas, culturais, rotinas de atividades físicas, terapias em grupo e individuais, além de atividades externas de lazer em parceria com a comunidade. De acordo com a gerente, Kátia Lorene Rêgo, a unidade realiza uma abordagem ampla, envolvendo as mais diversas terapias, com o objetivo de ressocializar os quase 500 pacientes assistidos.
“Nossa equipe é composta por educadores físicos, psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, e voluntários. A gente faz uma multitarefa, justamente para poder proporcionar para os nossos usuários em saúde mental uma reabilitação, para que possam ser reinseridos no contexto social e se sintam pertencentes à comunidade”, explicou.
A gestora ressaltou que a programação do Setembro Amarelo é fundamental para os pacientes, mas sobretudo para a conscientização da sociedade. “Problemas de saúde mental têm tratamento e temos uma equipe disponível para abraçar e acolher”, finalizou Kátia.
Programação – A programação do Setembro Amarelo em Salvador segue até o fim deste mês, em diversas unidades da rede municipal de saúde. Confira:
Dias 17 e 26/9 pela manhã - CSM Oswaldo Camargo (Rio Vermelho)
Atividade: “De olho nos sintomas”, com roda de conversa, escuta dos usuários e abordagem sobre sinais suicidas, além de construção de um painel pelos assistidos da unidade.
Dias 19 e 27/9 - Caps II Adilson Sampaio (Caminho de Areia)
Atividade: “O que é um Caps?", realização de atividades dinâmicas sobre o que é e para quem se destinam os Caps e quando buscar ajuda para o equilíbrio da saúde mental, voltadas para todo o público presente nas UBS e USFs do Distrito Sanitário Itapagipe, e nas salas de espera do Caps para os usuários.
Dia 20/9 (sexta-feira), às 8h - Caps II Oswaldo Camargo (Rio Vermelho)
Atividade: “Caminhada da Semana Integra Caps”, com saída do Caps Oswaldo Camargo ao deck da Praia da Paciência para exercícios de alongamento, meditação e relaxamento, visando promover saúde e ampliação de repertório social no território, valorização da vida e do bem-estar individual e coletivo.
Dia 23/9 (segunda-feira) - Caps II Liberdade
Atividade: “Grupo Divirta-se e Capoeira”, para proporcionar aos usuários atividade lúdico-terapêutica através da expressão do grupo da capoeira, no Parque da Cidade, no Itaigara.
Dia 24/9 (terça-feira) - Caps II Águas Claras
Atividade: “Sarau e Coral das alunas do Colégio Edvaldo Brandão”, com o objetivo de integrar os usuários do serviço e familiares com a comunidade, e oferecer acesso à cultura e entretenimento, promovendo saúde mental como fator protetivo de prevenção ao suicídio.
Dia 26/9 (quinta-feira), às 9h: Caps II Eduardo Saback (Pernambués)
Atividade: Sarau artístico “A vida é boa com você”, que visa reafirmar as conexões afetivas e sociais como elementos de fortalecimento e reabilitação psicossocial. Nessa data, serão realizadas ações artísticas e expressivas como estratégia de autocuidado para usuários, familiares e comunidade.
Dia 26/9 (quinta-feira), às 9h: Caps I Meira Lessa (Piatã)
Atividade: Caminhada pela vida com usuários da unidade e familiares, no trecho de orla entre Jaguaribe e Piatã, para promover a conscientização e o apoio em relação às questões de saúde mental e prevenção ao suicídio. Busca também celebrar a vida, conscientizar sobre a Saúde Mental, reduzir o estigma, oferecer apoio e solidariedade, promover recursos e prevenção.
Dia 26/9 (quinta-feira) - Caps II Liberdade
Atividade: “Roda de conversa” com usuários e familiares para trabalhar a temática da prevenção ao suicídio junto com a equipe de psicólogos através de uma oficina verbal.
Dia 23/9 (segunda-feira), às 8h - Caps II Liberdade
Atividade: “Caminhada Setembro Amarelo", a ser realizada com usuários e comunidade nas ruas do entorno do serviço, no IAPI, apresentando a produção dos grupos da horta, artesanato e pintura, com o objetivo de falar sobre o Setembro Amarelo.
Dia 27/9 (sexta-feira), às 8h - CSM Aristides Novis (Engenho Velho de Brotas)
Atividade: “Sarau Setembro Amarelo”, com apresentação de manifestações artísticas e culturais por usuários, profissionais e convidados da unidade, com o tema principal Valorização da Vida, para usuários do serviço, profissionais e convidados.
Dia 27/9 (sexta-feira), às 9h - Caps AD Pernambués
Atividade: “Sextouuuuuu” - Karaokê itinerante a ser realizado no CSM Aristides Novis em alusão ao Setembro Amarelo, que será realizado pelo Caps Ad Pernambués e CSM Aristides Novis, para possibilitar momento de reflexão sobre a vida, através da música.
Durante todo o mês – Caps II Garcia/Ufba
- Segunda, quarta, quinta e sexta (manhã/tarde): Ação de intensificação da informação sobre prevenção ao suicídio nos grupos e oficinas da unidade junto aos usuários, familiares e profissionais.
- Durante o mês: Qualificação dos profissionais da unidade acerca do manejo na crise suicida e temas afins.
-Durante o mês: Distribuição de panfletos e cartazes informativos para usuários e familiares.]
Segunda quinzena do mês - Caps IA Liberdade
Atividade: “Cinema Amarelo” - Sessão de cinema com usuários e familiares (momentos diferenciados entre ambos os grupos) com proposta de discussão sobre a temática da promoção da saúde mental e do autocuidado.
Semanalmente - Caps II Águas Claras
Atividade: abordagem do tema nos Grupos de Referência para trazer o tema de valorização da vida, através de dinâmicas de grupo, aos usuários e familiares do serviço.
FONTE AGÊNCIA DE NOTÍCIA