O mês de outubro marca um ano do início das apresentações mensais da Orkestra Rumpilezz na Escadaria do Passo, dentro do projeto “Funfun no Passo”. Em comemoração à data, nesta sexta-feira (4), a partir das 19h, a Orkestra irá apresentar um repertório que perpassa os diversos trabalhos realizados junto ao maestro Letieres Leite, fundador da Orkestra, como "Rumpilezz visita Caymmi", além de "A Saga da Travessia" e "Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz", estes, autorais.
O “Funfun no Passo” faz parte do calendário cultural do Centro Histórico de Salvador, criado pelo Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Para o titular da pasta, Pedro Tourinho, o sucesso das apresentações da Orkestra mostram o quanto a população de Salvador e os visitantes valorizam a cultura e a arte negra. “Num tempo em que tudo é temporário e efêmero, que alegria poder comemorar um ano das apresentações mensais da Orquestra Rumpilezz nas Escadarias do Passo”, destacou.
Sempre na primeira sexta-feira do mês, as apresentações da Orkestra homenageiam os orixás “fun fun”, que regem este dia da semana e que vestem branco. Celebrada e reconhecida internacionalmente pelo pioneirismo na fusão das matrizes rítmicas do candomblé, com os atabaques - Rum, Rumpi e Lé - e as harmonias do jazz, a Orkestra Rumpilezz, desde 2006, transmite a essência da música afro-baiana com seus instrumentos de sopro e de percussão.
O saxofonista da Rumpilezz, Rowney Scott, celebra o aniversário do projeto e revela o desejo de que a presença do grupo seja uma marca dentro do centro cultural e no cotidiano da cidade. “Um ano de Funfun no Passo significa a Orkestra se ocupando de fazer música, de manter o legado da obra de Letieres Leite. Significa também o preenchimento do espaço cultural do Centro Histórico de Salvador, onde começou, reiniciando esse ciclo de relação com a cidade, com a identidade cultural e se apropriando dessa liderança musical contemporânea que é a Orkestra”, afirma.
As apresentações da Orkestra Rumpilezz, sempre nas primeiras sextas-feiras do mês, se tornaram um fenômeno, lotando a Escadaria do Passo e a região. Ao lado dos shows de Gerônimo, que acontecem sempre nas últimas terças-feiras do mês, mostram o sucesso das ações promovidas pelo Distrito Cultural, que também funciona como uma zona administrativa para assistência social, zeladoria e ordenamento público.
Texto: Ascom/Secult PMS