Buscando garantir conforto e segurança aos eleitores no próximo domingo (6), a Prefeitura de Salvador montou um esquema de serviços essenciais para quem vai votar neste primeiro turno das eleições municipais. As ações envolvem operações nas áreas da saúde, segurança patrimonial, trânsito, transporte, limpeza urbana, defesa civil e salvamento marítimo.
A Guarda Civil Municipal atuará durante todo o domingo, com o objetivo de garantir a segurança, prevenir a violência e proteger os bens públicos, além de apoiar as autoridades municipais, estaduais e federais em suas atividades relacionadas ao pleito.
Neste dia serão disponibilizados mais de 100 agentes distribuídos pela Avenida Suburbana e Cidade Baixa, Centro Histórico, Barra, Jardim dos Namorados, Águas Claras, Cajazeiras, Jardim dos Namorados, Itapuã, Itaigara e Caminho das Árvores. Haverá ainda equipes dedicadas ao monitoramento e à inteligência, para evitar maiores danos à população e ao patrimônio público.
Trânsito - Para garantir a segurança viária e a fluidez no trânsito, seja em auxílio às atividades do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou para atender às demandas dos eleitores, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuará no primeiro turno das eleições com a presença de 110 agentes em 60 viaturas e motos, bem como a pé ou por meio do videomonitoramento.
As ações envolvem fiscalização e o ordenamento nos principais corredores de tráfego e colégios eleitorais para controle do fluxo, estacionamento, registro de sinistros de trânsito, desobstrução de vias por veículos quebrados, estacionamento irregular e outros obstáculos.
Também haverá atenção prioritária aos locais de maior demanda de eleitores, e que, consequentemente, tendem a causar retenção no fluxo, como na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Vale do Canela; o Colégio ICEIA, no Barbalho; Colégio Central, na Av. Joana Angélica; a Escola Politécnica, na Federação; Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula; Colégio Luís Viana, em Brotas.
O ordenamento será intensificado ainda em vias de grande movimentação, como as avenidas Bonocô, Vale do Canela, Lima e Silva, Liberdade, Suburbana, Cardeal da Silva, Federação, Anita Garibaldi, São Marcos/Pau da Lima, Vasco da Gama e Joana Angélica, além das ruas Silveira Martins, Caetano Moura e Saldanha Marinho.
Transporte - Entre 6h e 20h deste domingo (6), o sistema de transporte coletivo da capital baiana - composto pelos ônibus do sistema convencional, Stec (amarelinhos), BRT terão tarifa zero, para garantir o deslocamento dos eleitores deste primeiro turno das eleições.
Além disso, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), durante todo o dia, o transporte na cidade irá operar com a frota utilizada em dias úteis, sem a tradicional redução comum aos domingos. Em relação aos ascensores, o Plano Inclinado Liberdade – Calçada funcionará das 8h às 18h, enquanto o Plano Inclinado Gonçalves, das 7h às 15h.
Limpeza urbana - Para manter um ambiente limpo nos 460 locais de votação e áreas adjacentes, após o primeiro turno das eleições municipais de 2024, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) terá mais de 800 agentes envolvidos na megaoperação montada para o pleito.
Com atividades iniciadas às 6h, a operação terá o suporte de 34 caminhões compactadores e 34 caminhões de carroceria aberta. No dia da eleição, as equipes atuarão em esquema de plantão realizando serviços de varrição e coleta nas vias.
Salvamar - Além do efetivo convencional, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) contará com mais 10 homens em regime extraordinário, realizando rondas com motos aquáticas e operando em todo o trecho de orla.
Saúde - Durante o domingo de eleições, o sistema de saúde pública da capital funcionará de forma ininterrupta nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); Unidade de Atendimento Odontológico do Dique (Urgência e Emergência 24h), e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Texto: Eduardo Santos/ Secom PMS